Existe uma lenda na Amazônia que trata-se da criação e surgimento da Vitória Régia, uma planta amazônica linda e que é muito típica do Amazonas.
De acordo com a lenda, a Lua era um deus chamado pelos índios de Jaci, dizia-se que com ao chegar da noite, Jaci namorava as mais lindas jovens índias da aldeia e todas as vezes que ela se escondia atrás das montanhas, levava consigo uma moça e a transformava em uma estrela no céu.
Uma linda índia chamada Naiá, ao contemplar a lua que brilhava no céu apaixona-se por ela.
A Lenda da Vitória Régia / Divulgação
A cada dia que passava, Naiá sentia mais forte seu desejo de torna-se também uma estrela e assim foram todas as noites. Naiá saia da maloca para contemplar a lua e suplicava para que Jaci a levasse consigo e a transformasse em uma bela estrela.
Muitas noites se passaram sem que a índia conseguisse realizar seu sonho, até que um dia adoeceu, triste com a indiferença de Jaci, porém o desejo de realizar seu sonho era muito maior.
A Lenda da Vitória Régia / Divulgação
Em um determinada noite Naiá, muito debilitada correu desesperadamente na tentativa de alcançar a lua, durante o percurso Naiá tropeçou na mata e acabou desmaiando, quando acordou Naiá viu o reflexo da lua nas águas do igarapé, sem exitar mergulhou na água e acabou se afogando.
A Lenda da Vitória Régia / Divulgação
Mas Jaci sensibilizado com o esforço de Naiá, transformou-a na grande flor do Amazonas, a Vitória Régia, que só abre suas pétalas ao luar, assim, a jovem índia Naiá tornou-se a estrela dos lagos.
A Lenda da Vitória Régia / Divulgação