Publicado
12 anos atrásno
Os caboclos contam que dentro da floresta vive o Mapinguari, um gigante peludo com um olho na testa e a boca no umbigo. Para uns, ele é realmente coberto de pelos, porém usa uma armadura feita do casco da tartaruga, para outros, a sua pele é igual ao couro de jacaré. Há quem diga que seus pés tem o formato de uma mão de pilão.
O Mapinguari emite um grito semelhante ao grito dado pelos caçadores. Se alguém responder, ele logo vai ao encontro do desavisado, que acaba perdendo a vida. A criatura é feroz e não teme nem caçador, porque é capaz de dilatar o aço quando sopra no cano da espingarda.
Os ribeirinhos amazônicos contam muitas histórias de grandes combates entre o Mapinguari e valentes caçadores. O Mapinguari sempre leva vantagem e os caçadores que conseguem sobreviver, muitas vezes ficam aleijados ou com terríveis marcas no corpo para o resto de suas vidas. Há quem diga que o Mapinguari só anda pelas florestas de dia, guardando a noite para dormir.
Quando anda pela mata, vai gritando, quebrando galhos e derrubando árvores, deixando um rastro de destruição. Outros contam que ele só aparece nos dias santos ou feriados. Dizem que ele só foge quando vê um bicho-preguiça. O que ninguém explica é porque ele tem medo justamente do seu parente, já que é considerado um bicho-preguiça pré-histórico.
Seria um inimigo dos humanos e segundo os índios nenhuma pessoa que cruzasse o seu caminho poderia sobreviver para contar a história. Mas qual seria o fundo científico dessa lenda?
Devido a essa lenda se situar em uma área selvagem e habitada principalmente por indígenas, as evidências físicas são quase nulas, apesar de algumas pegadas estranhas terem sido encontradas na floresta. No entanto em 2006 a descoberta de uma pequena criatura extremamente parecida com um filhote de Mapinguari em Manaus, deixou os locais assustados.
Segundo eles, haviam seis dessas criaturas e elas andavam sobre as duas patas traseiras. Todas elas foram mortas. No entanto um veterinário analisou a criatura e deu veredicto de que seria um gato deformado. Será? Seis gatos com a mesma deformação e andando sobre duas patas? Realmente é estranho
David Oren, biólogo americano é gerente científico da Nature Conservancy do Brasil, já vem realizando pesquisas a respeito da veracidade dessa lenda há muito tempo. Oren, que ouviu relatos de mais de 100 pessoas que dizem ter visto a criatura além de outras sete que afirmam tê-la matado, acredita que a lenda do Mapinguari tem sim uma base real: a Preguiça gigante.
Segundo ele e também muitos outros criptozoólogos, o Mapinguari seria na realidade uma Preguiça Gigante que havia supostamente sido extinta a 10.000 anos atrás. Essas criaturas viveram na América do Sul e se assemelham muito as descrições do monstro amazônico. Dentre os genêros que mais se assemelham ao Mapinguari, o Milodonte e o Megatério são os mais prováveis responsáveis pelos avistamentos pelo seu tamanho. O gênero Milodonte ou Mylodon, possuia uma característica muito interessante: Possuia uma espécie de armadura em sua pele, a Osteoderme.
Essa característica se encaixa como uma luva nos relatos de que o Mapinguari teria uma pele semelhante a de um crocodilo que o protegeria dos tiros. Indígenas que teriam visto a criatura se mostravam impressionados quando apresentados a fotos de recriações de Preguiças Gigantes, alegando que aquele seria o monstro avistado por eles.
fontes : A Criatura do Lago
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Conheça a Lenda do Tamba-tajá : A Planta do Amor Eterno da Amazônia!
Lenda Amazônica: Isabelle Nogueira brilha em baile com fantasia de Matinta Perera e vence votação popular
A Lenda da Iara: A sereia dos rios amazônicos!
Lenda Amazônica com Inteligência Artificial : A Lenda do Boitatá
Lenda Amazônica com Inteligência Artificial : A Lenda da Mandioca
Lenda Amazônica com Inteligência Artificial : A Lenda do Açaí