Publicado
2 anos atrásno
Por
Jussara Melo
Com mais de 25 temáticas e 30 palestrantes nacionais e internacionais, além de importantes lideranças indígenas, o 2º Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia (FIINSA) tem o objetivo de apontar alternativas para se construir uma nova economia verde. O evento é aberto ao público em geral, mediante inscrição, e ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro, no Centro de Convenções Studio 5, em Manaus.
As discussões serão em torno de cinco trilhas do conhecimento: Estruturando o ecossistema; Financiamento e acesso a capital; Comunidades; Desafios do empreendedorismo; e P&DI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).
Entre os temas abordados no primeiro dia do FIINSA, destaque para “Visão de Futuro para a Amazônia e para o Brasil” com a participação do co-fundador e co-presidente do conselho da Natura &Co, Guilherme Leal; a ativista e liderança indígena, Txai Suruí, que é conselheira no WWF Brasil e no Pacto Global da ONU; além do diretor-presidente da Bemol e co-fundador da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), do Museu da Amazônia e da plataforma Parceiros Pela Amazônia, Denis Benchimol Minev.
Também acontecerão debates sobre o atual contexto socioambiental da região amazônica; Investimentos em PD&I no Polo Industrial de Manaus (PIM); Estruturando cadeias produtivas da bioeconomia com investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); Dinamizadores do ecossistema de impacto: incubadoras, aceleradoras e venture-builders; Grandes marcas e comunidades – o papel da moda na valorização da floresta; entre outros.
“O FIINSA é a união de todos os envolvidos, desde quem está na ponta, atuando na Amazônia profunda, até quem pode apresentar caminhos viáveis para garantir o crescimento e o financiamento de empreendimentos, e produtos sustentáveis. Será um grande e importante encontro, abordando os problemas e as soluções para garantirmos cada vez mais negócios prósperos mas, principalmente, negócios que nos ajudam a proteger a floresta amazônica e a diminuir os impactos das mudanças climáticas”, comentou o diretor de novos negócios do Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) e CEO da AMAZ aceleradora de impacto, Mariano Cenamo.
Já no segundo dia os temas de destaque são: Em busca do unicórnio (mapinguari) de impacto da Amazônia: desafios dos empreendedores para atingir crescimento; Mercados de carbono: a oportunidade da década para conservação e restauração de florestas?; Biotecnologia no Polo Industrial de Manaus – Buscando conexões com a floresta; entre outros.
Encontrar soluções para diminuir os impactos da degradação ambiental, tema de grande importância nos dias atuais, também está na programação do FIINSA com a realização do debate: Restauração florestal: o potencial de reflorestar áreas produzindo alimentos e gerando renda e prosperidade local.
Pauta ESG
O evento ainda fará uma grande abordagem sobre assuntos atuais como a ‘Atuação de grandes empresas e as pautas de ESG e investimento social privado na Amazônia’ e ‘Web 3.0 e Finanças Descentralizadas (DeFi): ferramentas inovadoras para fomentar a conservação e restauração na Amazônia’.
Os palestrantes convidados para o FIINSA possuem ampla atuação na área ambiental, como Fernando Russo, que é o fundador e gestor da Meraki Impact, fundo de investimento de impacto sediado na Holanda; Júlio Costa Leite, que é o superintendente da Área de Gestão Pública e Socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Virgilio Viana, superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS); Caetano Scannavino Filho que é o Coordenador da ONG Projeto Saúde & Alegria (PSA) com mais de 30 anos de atuação na Amazônia; Macaulay Abreu, fundador da Amazôniacripto e da Onisafra, e indicado como 30 under 30 pela revista americana Greenbiz que reconhece as lideranças em negócios sustentáveis no mundo; entre outros.
“A proposta do FIINSA é ser a principal agenda sobre investimento e sobre impacto na Amazônia, e vai reunir todos os atores que estão falando sobre o assunto, que estão ligados de alguma forma a essas temáticas para discutir, promover o encontro entre eles e também pensar caminhos futuros. O 1º FIINSA teve esse sentido e essa segunda edição traz bastante esse momento de reencontro, num grande evento para falar sobre Amazônia. É um espaço de visibilidade do que está acontecendo na região por meio dos debates, da área de mercado, da área de startups e, além de tudo, é também um grande momento de celebração. Temos muito a caminhar, mas também temos que celebrar o que vem acontecendo. Um grande momento de discussão, mas também de encontro e celebração”, avalia Juliana Teles, cogestora do Impact Hub Manaus.
Sobre o FIINSA
O evento terá empreendedores, investidores, organizações da sociedade civil e outros atores que atuam no ecossistema de impacto na região amazônica. As inscrições estão abertas por meio do site Sympla (https://abre.ai/faz5), com valores a partir de R$ 150.
É realizado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e Impact HUB Manaus. Além disso, é correalizado pela AMAZ aceleradora de impacto, Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Uma Concertação pela Amazônia. Tem patrocínio do Fundo Vale, Instituto Clima & Sociedade (iCS), Partnerships For Forests, Uk Government, Amazon Investor Coalition, Instituto Sabin, Fundo JBS pela Amazônia, Americanas S.A e SAP, além do apoio de vários parceiros.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Homem que fez teste para a função de repositor, agride gerente de supermercado com garrafa de azeite na cabeça, em Manaus!
Mais de 150 mil pessoas participam do Réveillon Manaus 2025 na Ponta Negra, confira como foi o espetáculo
Polícia Federal faz operação “Barões do Arcanjo” contra rede de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no AM!
David Almeida sobre Alberto Neto : “Não resolve a data base dos colegas da polícia, vai resolver os problemas de Manaus?”
Após vitória no primeiro turno, Prefeito David Almeida quer reforçar propostas para Manaus
Renato Junior: Gigantes da Floresta é marco da gestão de David Almeida nas Zonas Norte e Leste