Um adolescente de 14 anos, foi detido nesta terça-feira (17), suspeito de planejar um massacre em uma escola pública localizada no bairro da Glória, Zona Sul de Manaus.
De acordo com a delegada Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), o adolescente estava planejando com mais dois adolescentes, massacres simultâneos em escolas de Manaus e cidades dos estados de Rio Grande do Norte e Goiás.
Os adolescentes teriam se conhecido pela internet e combinava os detalhes do plano desde abril por meio de mensagens em aplicativos. “As conversas se intensificaram nessa preparação. Vem desde abril essas conversas e agora em agosto ele já estava no sentido de dizer quantas munições seriam necessárias e o que eles fariam com as bombas caseiras”, explicou.
O trio se inspirava em grandes massacres que aconteceram nos Estados Unidos e no Brasil, como os que ocorreram em uma escola de Suzano, em São Paulo, no ano de 2019, e outro em Realengo, no Rio de Janeiro, em 2011.
O plano dos jovens só foi interrompido graças ao trabalho do setor de Inteligência Cibernética do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que teve acesso as conversas do trio e conseguiu localizar os alvos. Os adolescentes do Rio Grande do Norte e de Goiás foram detidos no último fim de semana, mas o manauara só foi localizado e apreendido nessa terça-feira (17), na casa onde morava, no bairro Novo Aleixo.
Para a polícia, o adolescente afirmou que não estudava mais nessa escola, mas que pretendia se vingar do bullying que sofria na instituição. “Ele pretendia direcionar esse ataque para lá, inclusive com desenhos e mapas do entorno dessa escola e de tudo que ele pretendia fazer (…) Ele representava um risco para toda aquela comunidade escolar’, afirmou a delegada.
O menor chegou a sede da Depca acompanhado do pai. Ele deve passar por uma equipe multidisciplinar e aguardar a audiência que deve definir sua punição.