Ageman participa de audiência pública sobre saneamento e resíduos no Amazonas - No Amazonas é Assim
Connect with us
Manaus, AM, quarta, 23 de abril de 2025

Manaus

Ageman participa de audiência pública sobre saneamento e resíduos no Amazonas

Publicado

em

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) participou, na manhã desta segunda-feira, 14/4, da audiência pública “Propostas e Soluções para a Qualidade da Água e Gestão de Resíduos Sólidos no Amazonas”, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Fotos – Tiago Corrêa/UGPE

Durante o evento, o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, destacou a atuação da agência na fiscalização e regulação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Manaus, além da participação na construção do novo Plano Municipal de Saneamento Básico, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima).

O dirigente relembrou o histórico da regulação do saneamento, que passou do Estado para o município em 2018, permitindo avanços como a ampliação do sistema de abastecimento de água, o qual se encontra universalizado com mais de 99% da população da capital atendida pelo serviço e do aumento da cobertura do serviço de coleta e tratamento do esgoto que está em aproximadamente 34%.

“Apesar de mais de 34% da população já ter acesso à rede de esgoto, o desafio ainda está na baixa adesão à interligação domiciliar, o que contribui para ligações irregulares à rede de drenagem”, alertou Elson.

Segundo a Lei 11.445/07, todos os imóveis em áreas urbanas, como casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais, estão obrigados a se conectarem às redes de esgoto disponíveis. O prazo máximo para realizar a interligação é de até um ano por parte dos usuários.

Sobre a questão dos resíduos sólidos, o representante da Ageman informou que tão logo seja concluído o Plano Municipal de Saneamento Básico, a agência passará a regular e fiscalizar também a questão dos resíduos sólidos que atualmente está sob a gestão da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

Durante a audiência, a Ageman reforçou o compromisso com a fiscalização do contrato de concessão e a orientação dos usuários, além de manter a Ouvidoria como canal para denúncias e reclamações.

Deixe seu comentário aqui embaixo ?...

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações