Um grave acidente deixou tripulantes e passageiros de uma lancha ficaram feridos após a Lancha Ajato Diamante colidir contra um barranco na madrugada do domingo (15/1). O acidente aconteceu por volta das 3h, no rio Solimões, nas proximidades da comunidade Mureru, entre os municípios Codajás e Anori, no interior do Amazonas.
A embarcação saiu do município Japurá com destino à Manaus, com 30 passageiros e 6 tripulantes. Devido a forte chuva e pouca visibilidade, o piloto da embarcação perdeu o controle e bateu em um barranco, segundo informações do corpo de bombeiros.
Ainda segundo os bombeiros, com o impacto da colisão, três membros da tribulação ficaram gravemente feridos, pois eles foram arremessados contra as poltronas e janelas da embarcação. Alguns passageiros tiveram pequenas lesões. O comandante da lancha foi arremessado contra o para-brisa da durante a colisão e sofreu um corte profundo na cabeça com o impacto.
A parte da frente da lancha ficou danificada a embarcação ainda foi conduzida até Manacapuru, onde as vítimas foram resgatadas. Idosos precisaram ser transportados para o hospital do município para serem avaliados.
As vítimas receberam Atendimento Pré-Hospitalar (APH), depois foram colocadas em prancha rígida com o colar cervical e transportadas até unidade hospitalar local. A Marinha informou que uma equipe da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) foi direcionada ao local e um inquérito será instaurado para apurar as causas, circunstâncias e possíveis responsáveis. Assim que concluído, e cumpridas as formalidades legais, o documento deve ser encaminhado ao Tribunal Marítimo.
Ajato a caminho de Manaus colide em barranco no Rio Solimões – Imagem: Divulgação
Ajato a caminho de Manaus colide em barranco no Rio Solimões – Imagem: Divulgação
Ajato a caminho de Manaus colide em barranco no Rio Solimões – Imagem: Divulgação