Política
ALE-AM arquiva CPI do Diesel que visava investigar a “Farra do Diesel”

Publicado
8 anos atrásem
Por
Jussara Melo
A Farra do Diesel começou a ser questionada após denúncia feita pelo vereador Marcelo Serafim (PSB), no qual ressaltou a irregularidade na aquisição do óleo diesel com isenção de ICMS pelas empresas de ônibus de Manaus, além da “inconsistência no número de veículos que atendem o sistema de transporte público”.
Para se ter ideia, após a retirada de subsídio do Governo do Estado, empresários do sistema de transporte coletivo compraram 1,1 milhão de litros de diesel a menos, nos meses de fevereiro e março deste ano, em comparação ao mesmo período de 2016.
Por entender que esses números não são justificáveis, o deputado José Ricardo (PT), entrou com um requerimento de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
Por ser algo extremamente burocrático, lento e de difícil combate contra uma máfia velada, o deputado Serafim Corrêa (PSB) solicitou em 19/04, ao presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSD), urgência na implantação da CPI — de iniciativa do deputado José Ricardo (PT) — para investigar o desvio de diesel no transporte público em Manaus.
Com a demora da instalação da CPI para investigar a possível revenda de diesel subsidiado pelas empresas do transporte público de Manaus, alguns deputados estaduais retiraram as assinaturas do documento.
Entretanto a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que tem como presidente o deputado estadual Orlando Cidade (PTN), indeferiu o pedido, alegando que a retirada de “cinco ou seis” assinaturas de parlamentares inviabilizaria o processo.
Assim sendo, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), David Almeida (PSD), comunicou o arquivamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da “farra do diesel” que visava investigar os gastos com combustível das empresas de transporte coletivo de Manaus.
Ano que vem é ano de eleição.

David Almeida (PSD) afirmou que matéria recebeu indeferimento da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Autor do requerimento, deputado José Ricardo, disse que vai entrar na justiça contra decisão / Foto: Divulgação/ALE
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤

Você Poderá Gostar
Gestão David Almeida ganha destaque nacional por avanços em sustentabilidade na Amazônia
Prefeito David Almeida reforça papel de Manaus na agenda climática no Encontro da Amazônia Legal
Prefeito David Almeida participa de agenda da FNP rumo à COP30
Prefeito David Almeida anuncia reinauguração da Feira do São Jorge nesta quinta-feira (24/4)
Prefeito David Almeida entrega campo do Bebé revitalizado e reforça apoio ao esporte
Com entregas e inovação, David Almeida celebra os 100 dias do segundo mandato