O relatório do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS), mostrou que o Amazonas é um dos maiores consumidores de agua do Brasil, 168,4 litros por habitante/dia. Consumo maior que a média nacional, de 162,1 litros por habitante/dia.
A taxa da perda de distribuição de água também é uma das maiores, 47,7% da produção é perdida antes de chegar nas residências, essa taxa pode chegar até 75% de desperdício. O amazonense paga 43% a mais na conta de água, pois os consumidores usam o dobro do que é necessário para se viver. Se usa em média 18 milhões de metros cúbicos (m³) de água ao mês, enquanto o ideal seria de 10 milhões de m³. Ou seja, 8 milhões de m³ de água são desperdiçados na capital amazonense, conforme informações da Manaus Ambiental.
De acordo o último Censo, em Manaus, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de quase 461 mil residências da capital, 112 mil não são atendidas pela rede geral de abastecimento. Com relação a esses dados, a concessionária informou que realiza em conjunto com a Prefeitura o mapeamento e as mesma são incluídas no planejamento anual.
A água desperdiçada não pode ser aproveitada por ninguém, todos perdem, inclusive a natureza. é tão importante evitar o desperdícios e reparar os vazamentos para conseguir reduzir até mesmo os gastos. Todos devemos ter consciência e preservar esse bem tão precioso que é a água.
Tubulação rompida na Rua das Papoulas, Conj. Tiradentes, Zona Leste de Manaus. Foto: Ive Rylo