Neste domingo histórico (22/10) o Amazonas F.C se consagrou campeão da Série C do Campeonato Brasileiro de 2023 na disputa com o Brusque, no estádio Augusto Bauer. No primeiro jogo da decisão Amazonas FC saiu de Manaus amargando um placar de 0 a 0. Mas a virada veio e a Onça Pintada conquistou a taça inédita no futebol amazonense.
O placar foi aberto com o gol de Guilherme Queiróz, de pênalti, para o Brusque. Mas o argentino Diego Torres deixou tudo igual, e o craque Sassá consolidou a virada do Amazonas F.C.
No Primeiro tempo da partida a vantagem foi Brusque, que saiu na frente com um gol de pênalti de Guilherme Queiróz. Diego Tavares e Dentinho perderam as melhores oportunidades do Amazonas que poderia ter saído ao final do primeiro tempo na frente no marcador. Mas Diego Torres empatou aos 44, antes do intervalo.
Já no segundo tempo, o Amazonas foi para cima logo no início, colocou uma bola no travessão do goleiro Matheus Nogueira. Pouco tempo depois, Sassá aproveitou a bobeira da defesa e virou a partida para a Onça Pintada. Atrás no placar, o Brusque foi para cima e tentou de todas as maneiras. Errou algumas finalizações, e quando a bola foi no gol, Edson salvou o Amazonas do empate.
Antes de conquistar o título de campeão brasileiro, o Amazonas garantiu vaga Série B do Brasileiro da próxima temporada, assim como o Brusque, que devem se enfrentar em busca de uma vaga na elite do nacional. Operário-PR e Paysandu foram os dois outros times que também conseguiram o acesso na terceira divisão.
Imagem: Divulgação
Sassá foi o artilheiro da Série C 2023, com 18 gols marcados pelo Amazonas na competição.
Logo após o apito final alguns jogadores das duas equipes acabaram brigando ainda em campo. o que resultou na expulsão de alguns jogadores por decisão da árbitra Edna Alves.
Festa da torcida em Manaus
A torcida do Amazonas F.C se concentrou no bairro Armando Mendes, zona leste de Manaus, onde pôde assistir a partida através de um telão em clima de festa. Famílias inteiras juntamente com a torcida organizada da Onça Pintada, foram testemunhas da vitória histórica do time amazonense. Na ocasião os mascotes do Amazonas FC fizeram a festa junto aos torcedores.
Imagem: Divulgação