Brasil
Ambientalistas resgatam tatuaçu em avenida
O tatu-canastra (Priodontes maximus), também conhecido como tatuaçu, é uma espécie de tatu de grandes dimensões, encontrado na maior parte da América do Sul cisandina. Tais tatus chegam a medir mais de 1 metro de comprimento.
O animal foi encontrado por uma moradora andando em uma rua do bairro São José, em Barra do Garças (522 quilômetros de Cuiabá), no último sábado. Ele foi resgatado por voluntários da Associação Amigos dos Animais, levado até uma clínica veterinária, passou por avalição e não apresentava ferimentos. Após isso, foi colocado em uma caixa de madeira e solto com auxílio do Corpo de Bombeiros em uma área de mata.
De acordo com associação, o canastra pode medir mais de um metro de comprimento, além dos 50 centímetros de cauda. É considerado o maior tatu do mundo e pode ser encontrado na América do Sul e Argentina.
O animal possui os sentidos de audição e visão pouco desenvolvidos, mas um olfato muito aguçado para a procura de alimento. Com garras que chegam a até 20 centímetros, escava a terra a procura de insetos, larvas, vermes, aranhas e cobras.












