Brasil
Arraias em risco de extinção são encontradas mortas aos monte em beira de praia!

Publicado
4 horas atrásno

Na manhã da última terça-feira (25), cententas de arraias em risco de extinção da espécie ticonha (Rhinoptera bonasus e R. brasilienses) foram encontradas mortas na Praia do Itararé, em São Vicente, litoral paulista. De acordo com a Universidade Estadual Paulista (UNESP), a suspeita é de que os animais tenham sido capturados pela pesca de arrasto e, em seguida, descartados devido à falta de valor comercial.
A pesca de arrasto, método utilizado para capturar grandes quantidades de peixe com redes que são arrastadas pelo fundo marinho, teria sido responsável pela captura desses animais, que são raramente vistos na superfície, pois se alimentam de criaturas enterradas na areia. Segundo o biólogo Alex Ribeiro, esses animais possuem ferrões que podem causar ferimentos leves e dores, mas são classificados como vulneráveis no Brasil, destacando a preocupação com a preservação da espécie.
Após tomar conhecimento do ocorrido, a Prefeitura de São Vicente acionou o Instituto Gremar, especializado na proteção do meio ambiente marinho e fauna silvestre, para auxiliar na contagem e identificação dos animais encontrados. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) já iniciou uma investigação para entender melhor as causas dessas mortes.
Confira a matéria do G1
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
