Atendimento especializado na educação municipal da região Quilombola em Barreirinha! - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quinta, 21 de novembro de 2024

Amazonas

Atendimento especializado na educação municipal da região Quilombola em Barreirinha!

Publicado

no

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED), aprimorando a educação de Barreirinha, inaugurou o Setor de Educação Escolar Quilombola, na última terça-feira (21/07). O espaço localizado no ginásio poliesportivo Eduardo Braga, foi criado com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, do Ministério da Educação, tendo por objetivo atender os profissionais atuantes nas escolas do território quilombola do município. A atitude do poder executivo municipal é voltada para fortalecer a educação nestas localidades, um ato pioneiro dentre os demais municípios do interior do Amazonas.

Barreirinha dispõe atendimento especializado na educação municipal da região Quilombola

O Setor de Educação Escolar Quilombola abrange a rede municipal de ensino nos cinco quilombos localizados na região rural de Barreirinha: São Pedro, Boa Fé, Trindade, Ituquara e Santa Tereza do Matupiri. Estas localidades possuem uma estrutura com cinco escolas, onde trabalham cerca de 44 professores, que lecionam para mais de 470 alunos remanescentes dos quilombolas.

Dentro das perspectivas a serem conduzidas neste setor especial, a meta é cuidar da parte pedagógica nos quilombos, instruindo gestores, pedagogos e professores para a efetivação de uma educação específica, pensando na memória, história, ancestralidade, cultura e território, inserindo esses aspectos nas disciplinas tradicionais do cotidiano escolar.

Nesse contexto também há a contribuição dos líderes do movimento afrodescendente, como o presidente da Federação dos Quilombolas, Tarcisio Castro. “Antes não tínhamos essa identificação e com esse trabalho é muito importante ter a atenção pedagógica dos quilombolas. To vendo essa mudança nas comunidades quilombolas, pois é uma oportunidade de nossas crianças conhecerem suas origens e ter como base a história do povo afro-brasileiro” , ressaltou.

Barreirinha dispõe atendimento especializado na educação municipal da região Quilombola

Para Edicleuza Ribeiro, historiadora e responsável pelo Setor, a iniciativa irá possibilitar melhor orientação, acolhimento e resolução dos problemas voltados a realidade escolar de cada quilombo. “Nossas escolas dos quilombos seguem o mesmo calendário da sede municipal e de comunidades de terra firme, além disso é importante frisar que com a inclusão deste setor estamos priorizando a valorização, resgate e permanência da cultura afro-brasileira, possibilitando o fortalecimento dos remanescentes, além de buscar e preparar nossa clientela de alunos para vivências dentro e fora dos quilombos” , frisou a historiadora.

Os direcionamentos técnicos fornecidos pelo departamento ficam a cargo de profissionais especializados, com formação voltada para os estudos étnico-raciais. Para fortalecer ainda mais o conhecimento sobre a área, estes serão submetidos a orientação de uma profissional de antropologia, necessária para compreender ainda mais o cotidiano e a realidade do grupo étnico.

Barreirinha dispõe atendimento especializado na educação municipal da região Quilombola

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações