Identificado o atirador da Perry High School, um aluno de 17 anos chamado Dylan Butler. Dylan, que estava no último ano da escola, matou um aluno da sexta série de Iowa e feriu outros quatro alunos – e o diretor – antes de apontar a arma para si mesmo e deixar para trás um dispositivo explosivo.
Uma das cinco pessoas feridas foi o diretor da escola, Dan Marburger, que foi levado às pressas para o hospital e atualmente está em cirurgia devido aos ferimentos à bala.
Butler estava armado com uma espingarda e uma pistola – ambas ilegais para um jovem de 17 anos obter em Iowa. Ele também tinha um dispositivo explosivo rudimentar – que não foi detonado e mais tarde foi tornado seguro pelos bombeiros.
O jovem de 17 anos morreu devido a um ferimento autoinfligido por arma de fogo quando os primeiros socorros chegaram à escola, pouco depois das 7h40. A provação desencadeou uma evacuação em massa de 1.785 estudantes no primeiro dia de aula após as férias de inverno.
Horas antes de atirar, às 7h37, Butler postou um TikTok posando no que parecia ser o banheiro da escola, com a legenda: ‘Agora esperamos’. O atirador fez uma careta estranha, enquanto uma mochila azul estava no chão do banheiro.
Dylan Butler momentos antes de matar os outros e se matar / Reprodução TikTok
Em dezembro, poucas semanas antes do tiroteio, Butler postou outro vídeo na mesma conta de mídia social dele sentado em um playground infantil com um amigo, fingindo estar em um tiroteio usando paus. Butler leva um tiro de bastão e cai no escorregador infantil.
Dylan Butler com o amigo “brincando” de atirar / Reprodução TikTok
A Perry High School foi fechada logo depois que um tiroteio foi relatado pouco depois das 7h30 desta manhã. Ambulâncias, unidades policiais, ambulâncias aéreas e bombeiros foram chamados à escola às 7h37.
O Gabinete do Xerife do Condado de Dallas confirmou o tiroteio, ocorrido no primeiro dia de aula. O FBI Omaha Des Moines estava no local, assim como o Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos.
O xerife do condado, Adam Infante, disse em entrevista coletiva às 11h que os policiais chegaram à escola sete minutos após a primeira ligação ter sido feita.
Os primeiros respondentes encontraram “múltiplas vítimas de tiros” dentro da escola – e em uma entrevista coletiva às 15h, a polícia confirmou que o número de feridos era cinco.
Perry High School / Foto : Divulgação