Audiência Pública na CMM reúne representantes da SMTU, Taxistas e motoristas de aplicativo em Manaus para discutir regulamentação do transporte por aplicativos - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 22 de fevereiro de 2025

Política

Audiência Pública na CMM reúne representantes da SMTU, Taxistas e motoristas de aplicativo em Manaus para discutir regulamentação do transporte por aplicativos

Publicado

no

A Câmara Municipal de Manaus pode aprovar sem alterações o Projeto de Lei do Poder Executivo que regulamenta a atividade dos aplicativos de transporte de passageiros (Uber, 99, Cabify, entre outros). Caso isso aconteça, cerca de oito mil veículos que prestam serviços apenas para a Uber podem ser eliminados do sistema.

O texto do PL estabelece que para ser cadastrado, o veículo não poderá ter mais de cinco anos, a contar da data de fabricação. A proposta é mais rigorosa comparada as demais capitais.

A Uber emitiu uma nota falando que a idade proposta não reflete o que está sendo estabelecido em regulamentações aprovadas em outras cidades do país e também é incompatível com a realidade da idade média dos carros no Estado. “O ponto mais preocupante é a fixação da idade veicular em no máximo cinco anos como exigência para o credenciamento junto à Prefeitura, o que pode retirar, da noite para o dia, a renda de cerca de 8.400 motoristas parceiros de Manaus”, disse a empresa.

Em São Paulo, o texto do projeto de regulamentação na cidade estipulava a idade veícular máxima de cinco anos, e conforme foi passando o tempo foi fixando em sete, e depois em oito. Em Rio Branco e Macapá são 10 anos, e cidades como Vitória e Osasco não há limitação da idade da frota.

Segundo o representante dos motoristas de aplicativos, Alexandre Matias, a medida pode reduzir em 45% a frota dos motoristas. Até o fim de 2018, eram cerca de 40 mil motoristas cadastrados apenas na Uber, em Manaus, são cerca de 10 mil cadastros, com dados do início do mesmo ano.

Publicidade
Conheça nosso canal de Vídeo Notícias do No Amazonas é Assim!

“Isso seria a limitação dos aplicativos. Vai causar um pânico geral no meio dos motoristas. Vamos lutar para que seja a idade máxima de oito anos. A maioria dos carros apresentam esta característica. Se não houver da Prefeitura de Manaus um incentivo para que os motoristas cadastrados financiem carros ou a oferta de linhas de crédito vai haver protestos da categoria”, disse.

Já segundo o presidente da Golfinho Rádio Táxi e da Organização de Cooperativas do Brasil (OCB/AM), Marcelo Neder, a restrição da idade veicular em Manaus é favorável para a população e ainda aquece a economia da capital com a venda de automóveis pelas concessionárias e locadoras de automóvel. A categoria exige a regulamentação dos aplicativos e limitação dos motoristas.

“A limitação é porque está sendo bastante desigual. É preciso um equilíbrio no sistema de transporte para que não quebre os outros modais. Isso começa com uma limitação qualitativa dos carros. Não vejo como uma coisa ruim porque a população ganha com um serviço de qualidade”, ponderou.

CMM realiza audiência pública
O plenário da Câmara Municipal de Manaus recebe hoje, a partir das 14h, a audiência pública que vai reunir representantes da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), rodoviários, taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativos. A audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é a primeira de uma série de três encontros que irão debater a regulamentação do transporte mediado por aplicativos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

*Com informações do Portal A Crítica

 

Publicidade
Conheça nosso canal de Vídeo Notícias do No Amazonas é Assim!
Deixe seu comentário aqui embaixo ?…

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações