Publicado
6 anos atrásno
Na próxima quarta-feira (20), tem início a campanha de vacinação contra o vírus da Influenza A H1N1, em Manaus e Interior. A prioridade é o grupo de risco, devido a situação de urgência. Já os demais devem aguardar a campanha nacional, que começa em abril.
Quem faz parte do grupo de risco, deve comparecer no local de vacinação portando carteira de vacinação e documento de identificação. Quem tem doenças crônicas ou especiais é necessário também estar com a prescrição médica e o motivo da indicação da vacina. Os pacientes crônicos do SUS devem ir aos postos em que estão registrados para receberem a dose.
O grupo de risco engloba pessoas com mais facilidade de contraírem o vírus e espalharem, como:
– Idosos acima de 60 anos;
– Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos;
– Grávidas e mulheres de resguardo até 45 dias após o parto;
– Doentes crônicos (Diabetes, Hipertensão, portadores de doenças neurológicas, pessoas com comprometimento pulmonar, entre outros);
– Trabalhadores da saúde;
– Profissionais da educação;
– Povos Indígenas;
Esquema de segurança
A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-AM) vai coordenar ações de segurança durante a campanha de vacinação contra o vírus da Influenza A H1N1. Segundo o chefe da Seção de Operações do Estado, Tenente-coronel Dias Figueiredo, a Polícia Militar estará apoiando em todos os locais de vacinação, na capital e interior.
“Estaremos usufruindo da estrutura do CICC para qualquer situação em que exija um esforço maior. Nós acreditamos que com a ação preventiva em todos os locais de vacinação evitaremos tumultos. Estamos cientes dos dez locais de unidades básicas de horário estendido. Nós vamos ter um cuidado especial reforçando o efetivo”, ressaltou.
A campanha, que é destinada somente a grupos prioritários, ocupará 1.535 salas de vacinação em todo o Estado, localizadas em Unidades Básicas de Saúde da capital e do interior. Além das unidades municipais, os Centros de Atenção Integral à Criança (Caic) e de Atenção Integral ao Idoso (Caimi) também estarão vacinando os púbicos específicos. As pessoas devem procurar a unidade mais próxima de casa.
Segundo a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, a campanha contará com 400 mil profissionais. “Temos uma mobilização de mais de 400 mil profissionais da saúde que participarão dessa campanha. Nesse momento estamos contando com o apoio e a estrutura conferida aqui no CICC para que nós possamos ter uma campanha organizada e segura. É fundamental esse apoio no sentido de que principalmente as unidades básicas que porventura tenham risco de turbulências seja garantida a segurança tanto dos usuários quanto dos profissionais”, disse.
*Com informações de assessoria
👨🏻⚖️ 29 🎙️ @boleirosnaativa 🙏 É de Cristo de onde vem a Paz!
Polícia Federal faz operação “Barões do Arcanjo” contra rede de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no AM!
David Almeida sobre Alberto Neto : “Não resolve a data base dos colegas da polícia, vai resolver os problemas de Manaus?”
Após vitória no primeiro turno, Prefeito David Almeida quer reforçar propostas para Manaus
Renato Junior: Gigantes da Floresta é marco da gestão de David Almeida nas Zonas Norte e Leste
“Trisal Mortal”: Marido com 2 esposas, armou emboscada e matou o amante de uma delas em Manaus
Vídeo: Mulher é atropelada e fica presa embaixo de ônibus no T2 de Manaus