Publicado
3 anos atrásno
O palco do Teatro Amazonas recebeu, na noite desta sexta-feira, 8/4, a final do 1° Festival de Música e Arte de Manaus (Femuarte), apoiado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O compositor e cantor Salomão Rossi foi o vencedor do 1º Femuarte, com a canção “Festa do Rei de Todos”.
Em segundo lugar ficou o compositor Jaime Pereira, com a música “Manaus Enamorada”, interpretada pela cantora Kethlen Nascimento. “Zepelim Baré”, dos compositores Renato Borges e Reina, interpretada por Gil Valente, ficou em terceiro lugar. O cantor Nicolas Jr. foi o quarto colocado no festival com a composição “Eu, o Amor e o Mar”. E “Lamento da Floresta”, composta e interpretada pelo cantor Léo Monteiro, completou a lista das cinco melhores canções da primeira edição do festival.
Realizado pela GYC Produções Audiovisuais e Eventos, o festival também contou com o apoio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), e do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.
Conforme o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, fomentar a cultura em Manaus, resgatando os grandes festivais de música, selo da força artístico-cultural do Estado, é uma das determinações do prefeito David Almeida.
“A Manauscult contribuiu para a realização desses três dias de festival, e tanto a Prefeitura quanto o Estado, estão empenhados na valorização da cultura e da arte, tenho certeza que esse evento está servindo de base para revelar grandes talentos e confirmar outros”, disse Oliveira.
O festival premiou em dinheiro os cinco primeiros colocados, além das categorias de melhor letra, arranjo e intérprete, totalizando mais de R$ 43 mil em premiação.
O grande vencedor do 1º Femuarte, o cantor e compositor Salomão Rossi, que também levou para casa os prêmios de melhor letra, arranjo e intérprete, explica que a música vencedora da competição “Festa do Rei de Todos” é dedicada aos três reis do Oriente, que visitaram Jesus Cristo logo após o nascimento, na manjedoura.
“O festival, muito mais que uma premiação, neste momento, é um presente para todos nós que estivermos nesse tempo de reclusão, um bom tempo para pensar em tudo, e poder produzir um pouco mais. E dedico esses prêmios a todos os compositores e intérpretes que participaram desse lindo festival, principalmente depois desse momento de pandemia, desse choque de ficar em casa. Agora, voltarmos a estar reunidos em nome da arte e da cultura, é muito emocionante”, contou o artista.
O coordenador-geral do evento, Rogério Pimenta, destacou a importância do apoio da prefeitura para realização do festival. “Toda a equipe do Femuarte está muito feliz, com a sensação de dever cumprido, de descobrir e divulgar os talentos culturais da nossa terra. Esse festival só foi possível com ajuda da prefeitura, da Manauscult, que não mediram esforços para realizar esse sonho junto com a gente. Que venham mais festivais”
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
David Almeida libera tráfego na Mário Ypiranga após obra de drenagem em tempo recorde
Prefeitura de Manaus avança na obra de drenagem com instalação de aduelas na Mário Ypiranga
Desfile, dança e música marcam encerramento das Olimpíadas da Terceira Idade em Manaus
Espírito Natalino toma conta da Ponta Negra com Parada Natalina da Prefeitura
Prefeitura de Manaus homenageia recém-aposentados em programa de acolhimento da Manausprev
Parada Natalina da Prefeitura encanta 10 mil pessoas na Zona Leste de Manaus