Após três dias incansáveis de disputa, o boi Caprichoso consagrou-se pelo segundo ano consecutivo o Campeão Sustentável do Festival Folclórico de Parintins!
A galera azulada destinou um total de 1.017,4 kg de resíduos para a reciclagem, garantindo o título e o prêmio de R$ 20 mil, para serem investidos em ações de sustentabilidade na agremiação do bumbá.
Não podemos deixar de agradecer à nação vermelha e branca, que também colaborou com a destinação correta dos resíduos recicláveis na arena e nos ajudou a transformar o Festival de Parintins 2023!
Duelo de reciclagem
A disputa acontece durante os três dias e as parciais foram divulgadas pelas redes oficiais do Governo do Estado. Os torcedores das galeras receberam, na entrada do Bumbódromo, sacolas recicláveis para coletar seus resíduos – plásticos, papéis, papelão e outros materiais recicláveis gerados durante as apresentações.
Com a sacola cheia, o torcedor item 19 deveria levar seus resíduos até o ecoponto do seu boi, quando estiver deixando o Bumbódromo. A estrutura estava localizada no local de entrada e saída da arquibancada.
Sobre o Recicla, Galera
O “Recicla, Galera” é o grande projeto de sustentabilidade realizado durante o Festival Folclórico de Parintins, coordenado pela Sema Amazonas. Neste ano, será a segunda edição da iniciativa, que reúne diversas frentes de trabalho voltadas à gestão de resíduos recicláveis, fortalecimento e geração de renda para a Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin) e a Cooperativa dos Condutores de Triciclo de Parintins (Contripin), bem como ações de educação ambiental e voluntariado.
A execução operacional da campanha ocorre por meio da Impact Hub Manaus. O projeto também conta com a participação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Participam ainda a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), a empresa Tereos Brasil e a Solar Coca-Cola.
A estrela brilhou mais uma vez!