Com chegada das vacinas da Pfizer/BioNTech, vacinadores da prefeitura recebem treinamento para a manipulação correta do imunizante - No Amazonas é Assim
Connect with us
Manaus, AM, sexta, 25 de abril de 2025

Manaus

Com chegada das vacinas da Pfizer/BioNTech, vacinadores da prefeitura recebem treinamento para a manipulação correta do imunizante

Publicado

em

Equipes de vacinadores da Prefeitura de Manaus participaram nesta segunda-feira, 21/6, de treinamento para a manipulação correta do imunizante da Pfizer/BioNTech. A capacitação foi estendida a todos os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que estão atuando na campanha municipal de vacinação contra a Covid-19, em todos os distritos de saúde. O objetivo é ter pessoal capacitado para a preparação correta da vacina, cujo volume, de 0,3 ml, é diferenciado dos imunizantes CoronaVac/Butantan e AstraZeneca/Oxford.

Foto – Camila Batista / Semcom

A secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe, explicou que o treinamento é para deixar os vacinadores prontos para o manuseio correto desse imunizante. “Trabalhamos na perspectiva da chegada de novas remessas da vacina Pfizer e, dependendo do quantitativo, podermos abrir mais postos para atender a população vacinável. O prefeito David Almeida orientou que nossas equipes estejam prontas para aplicar qualquer um dos imunizantes que cheguem e como existe essa particularidade no imunizante da Pfizer, achamos melhor estender o treinamento a todos os nossos vacinadores”, pontuou.

Foto – Camila Batista / Semcom


Durante o treinamento, foram repassadas informações sobre a diluição da vacina, a dosagem, além da importância de respeitar os prazos de aplicação do imunizante diluído, que é de seis horas. Além disso, após o descongelamento, as vacinas podem ser mantidas no refrigerador em temperaturas que variam entre 2ºC a 8ºC, com frasco fechado, por no máximo, cinco dias.

A enfermeira Izabel Nascimento, chefe do Núcleo de Imunização do Distrito de Saúde Sul, reforçou a importância do treinamento para os vacinadores, porque orientou sobre a forma correta de preparar a vacina para ser aplicada. “Diferentemente das vacinas CoronaVac e a AstraZeneca, que já vêm prontas para ser usadas, a da Pfizer requer um cuidado maior, é uma suspensão que precisa ser diluída para ser aplicada. Ela é um pouco mais delicada e são essas as orientações que são passadas no treinamento”, informou.

Foto – Camila Batista / Semcom

Deixe seu comentário aqui embaixo ?...

Criador de conteúdo, Editor de Vídeos e as vezes comediante Um amante da fotografia e vídeos cômicos Criando a vida dos meus sonhos um dia de cada vez Você não sabe o quanto eu caminhei… Para chegar até aqui…

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações