Publicado
5 anos atrásno
Em 1982, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu 04 de junho, como o Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão. Na verdade, a data não é para ser comemorada, mas sim, um momento para se refletir sobre algo terrível: a violência contra as crianças. Uma questão que, atualmente, não consegue mais ser resolvida apenas a nível local, exigindo a colaboração de governos e instituições internacionais.
Comissão da Assembléia lança campanha de combate à violência contra crianças e adolescentes – Imagem: Divulgação
Em razão disso, a Comissão de Promoção e Defesa das Crianças, Adolescentes e Jovens, da Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam), lançou nesta quinta-feira (04) uma campanha nas redes sociais, incentivando as pessoas a denunciarem. No vídeo, o presidente da Comissão, deputado Álvaro Campelo (Progressistas,) fala que a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes sofrem algum tipo de abuso ou violência no Brasil e pede que as pessoas denunciem esses crimes.
“Proteger as crianças e adolescentes é uma tarefa primordial dos pais, mas não é exclusiva. Parentes, comunidade, educadores, governantes, enfim, a sociedade como um todo também precisa agir. Ninguém pode ficar omisso diante desse flagelo social, que faz vítimas todos os dias, principalmente, nos municípios mais distantes da capital. O mais chocante é que a maioria dos casos acontece dentro da própria casa e grande parte dos abusadores pertence à família da vítima”, afirmou o parlamentar.
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) apontam que, em 2019, foram registrados 813 casos em todo o Estado, sendo que em 2018, esse número foi maior, alcançando 879 registros. Dentre a natureza das ocorrências, o que mais chama a atenção são os dados relacionados a estupro de vulnerável. Ano passado, foram 358 casos, envolvendo crianças de 0 a 11 anos de idade na capital e 64, no interior, totalizando 422 casos.
De acordo com o advogado, Marco Salum, um dos coordenadores da Comissão, ocorrências de violência (sexual, física, psicológica e moral), prostituição infantil, abandono de incapaz, dentre outras, podem ser denunciadas à Comissão pelo whatsapp 99111-0112 ou pelo e-mail com.caj@aleam.gov.br, que serão mantidas em sigilo. Em breve, as atividades presenciais serão retomadas e as denúncias também poderão ser feitas no 5º andar da Aleam.
Comissão da Assembléia lança campanha de combate à violência contra crianças e adolescentes – Imagem: Divulgação
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Irregularidades no repasse do auxílio emergencial no interior são denunciadas na Aleam
Deputado envia proposta para que alunos do “Bolsa Universidade” não paguem mensalidades durante pandemia
Álvaro Campelo apresenta propostas para garantir amparo às famílias de baixa renda durante pandemia
Álvaro Campelo destaca ação contra escola que recusou matrícula de aluno autista
Deputado estadual Álvaro Campelo fiscaliza processo de cadastramento das famílias no Monte Horebe
Álvaro Campelo se reúne com Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e destaca medidas ao combate de crimes