Publicado
7 anos atrásno
Acessível somente de barco ou de avião, São Gabriel da Cachoeira fica a 850 quilômetros de Manaus, fazendo fronteira com a Colômbia e a Venezuela. Apesar de longínqua, a cidade é emoldurada por muitas belezas naturais como a floresta Amazônica e suas imponentes serras e as corredeiras do Rio Negro, além de praias fluviais de areias branquinhas e cachoeiras. São Gabriel além de ter a serra da Bela Adormecida é também o principal acesso para o pico da Neblina, o ponto mais alto do Brasil, a 3.014 metros de altitude.
São Gabriel da Cachoeira é um município muito particular no Amazonas. Não apenas pelo seu isolamento geográfico , nem por suas paisagens deslumbrantes, mas principalmente por sua população. Cerca de 90% dos habitantes de São Gabriel da Cachoeira são indígenas, o que confere a ela o título de cidade mais indígena do Brasil.
A cidade destaca-se ainda por abrigar 23 etnias indígenas , distribuídos em povoados, os quais são os principais responsáveis por produzir um rico artesanato admirado no Brasil e no exterior. As peças são encontradas na sede da Federação das Organizações Indígenas do Alto Rio Negro (FOIRN) onde estão, ainda, publicações relativas aos povos e fotos históricas.
Os indígenas falam um português arrastado, a maior parte dos habitantes acaba por conversar mesmo nas suas línguas nativas, o que pode ser comprovado facilmente ao andar pelas ruas da cidade.
Conhecida popularmente como “Bela Adormecida” a serra de Curicuriari domina a paisagem de de São Gabriel da Cachoeira e é um dos mais belos cartões postais da Amazônia brasileira.
Se pararmos para olhar atentamente , a serra de Curicuriari lembra uma mulher deitada, dai o nome de “Bela Adormecida”. Essa visão dessa imensa formação rochosa, que por vezes fica parcialmente coberta pela neblina, é de tirar o fôlego, especialmente durante o nascer do sol.
Acessada somente de barco ou avião, a Serra da Bela Adormecida une montanhas, cachoeiras e praias fluviais de uma beleza única, típica do Norte do país.
Em abril de 2016 iniciou-se um projeto de tornar a área como atrativo de turístico ecológico (Ecoturismo). Foram realizadas oficinas na comunidade Kurika, foz do Rio Curicuriarí pela Associação Indígena Água e Terra – Ahköiwi, dessa vez para definir os próximos passos da construção do projeto.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
IBAMA flagra rio de sangue após frigorífico despejar sangue de boi em igarapé!
Polícia Federal faz operação “Barões do Arcanjo” contra rede de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no AM!
Festribal 2024: Mergulhe nas tradições Indígenas em São Gabriel da Cachoeira
Inpe aponta queda de desmatamento no Amazonas em 46,9%
DPE-AM inicia agendamentos para mutirão de reconhecimento de paternidade e maternidade em Manaus
Tudo o que Você Precisa Saber: 15 Curiosidades sobre o Festival de Parintins