Publicado
2 anos atrásno
Uma das maiores forças culturais produzidas no Amazonas são as lendas amazônicas. Aqui no nosso portal temos pelo menos 40 delas que você pode acessar e ler todas as lendas amazônicas.
A lenda do boto cor de rosa conta sobre um boto que tem o poder de se transformar em um homem, belo e elegante, mas sempre usando um chapéu, porque sua transformação não é completa, pois suas narinas se encontram no topo de sua cabeça e que vem à superfície festejar o nascimento de Santo Antônio, São João e São Pedro. As lendas contam que nestas noites, quando as pessoas estão distraídas celebrando, o boto rosado aparece transformado e como um cavalheiro, ele conquista e encanta a primeira jovem bonita que ele encontra e a leva para o fundo do rio. Após isso a moça engravida do boto.
Para ler a história completa da lenda do boto clique aqui.
Um dos mitos do Amazonas, que aparece sob diferentes feições. Ora como uma cobra preta, ora como uma cobra grande, de olhos luminosos como dois faróis que afundam embarcações e dão medo nos viajantes. É importante ressaltar que desta lenda originaram várias outras histórias. Uma delas, do estado de Roraima, tem como cenário o famoso rio Branco. Conta-se que a cunhã poranga (índia mais bela da tribo) apaixonou-se pelo rio Branco e, por isso, muiraquitã ficou com ciúme. Para se vingar, muiraquitã transformou a bela índia na imensa cobra que todos passaram a chamar de Boiúna. Como ela era tinha um bom coração, passou a ter a função de proteger as águas de seu amado rio Branco.
No Amazonas, a lenda da cobra grande, possui diferentes formas encantatórias, conformes dados colhidos entre a população ribeirinha. Acreditam até, que alguns igarapés foram formados pela sua passagem que abre grandes sulcos nas restingas, igapós e em terra firme. Na Amazônia, ela toma diversos nomes: Boiúna, Cobra Grande, Cobra Norato, Mãe D Água, entre outros, mas independentemente de seu nome, ela é a Rainha dos rios Amazônicos e suas lendas podem ter surgido em virtude do medo que provoca a serpente d água, que devora o gado que mata a sede na beira dos rios.
Para ler a história completa da lenda da Cobra Grande clique aqui.
Conta a lenda, que à noite, um assobio agudo perturba o sono das pessoas e assusta as crianças, ocasião em que o dono da casa deve prometer tabaco ou fumo. A Matinta Perera é uma bruxa velha (e há também a versão que seja uma espécie de Saci Pererê em uma de suas formas) vestida de preto, com o rosto parcialmente coberto. Prefere sair nas noites escuras, sem lua. Quando vê alguma pessoa sozinha, ela dá um assobio ou grito estridente, cujo som lembra a palavra: “Matinta Perêra…”
Para ler a história completa da lenda da Matinta Perera clique aqui.
A lenda da Iara diz que índia foi salva pelos peixes e como era noite de lua cheia, ela foi transformada em sereia. Atualmente, a lenda da Iara é representada por uma bela sereia que atrai homens com o seu irresistível canto para o fundo dos rios, local de onde eles não voltam nunca mais.
Reza a lenda que os homens que conseguem retornar à superfície ficam em completo estado de loucura, no qual somente um pajé é capaz de desfazer o feitiço.
Para ler a história completa da lenda da iara clique aqui.
O folclore brasileiro é rico em personagens lendários e o curupira é um dos principais. De acordo com a lenda, contada principalmente no interior do Brasil, o curupira habita as matas brasileiras. De estatura baixa, possui cabelos avermelhados (cor de fogo) e seus pés são voltados para trás.
De acordo com a lenda, ele adora descansar nas sombras das mangueiras. Costuma também levar crianças pequenas para morar com ele nas matas. Após encantar as crianças e ensinar os segredos da floresta, devolve os jovens para a família, após sete anos.
Os contadores de lendas dizem que o curupira adora pregar peças naqueles que entram na floresta. Por meio de encantamentos e ilusões, ele deixa o visitante atordoado e perdido, sem saber o caminho de volta. O curupira fica observando e seguindo a pessoa, divertindo-se com o feito.
Para ler a história completa da lenda do curupira clique aqui.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Conheça os principais deuses da mitologia indígena brasileira
Confira 6 lendas brasileiras pouco conhecidas!
Lenda Urbana com Inteligência Artificial : A Lenda de Ratanabá
Lenda Amazônica com Inteligência Artificial : A Lenda da Cobra Norato e Maria Caninana
Lenda Amazônica com Inteligência Artificial : A Lenda da Cobra Grande
Lenda Amazônica com Inteligência Artificial : A Lenda do Mapinguari