Publicado
5 anos atrásno
Durante o período de 24 a 26 de outubro de 2019 aconteceu o 31º Festival Folclórico de Barreirinha. Assim como em Parintins, Barreirinha tem a disputa entre dois bois, ou melhor, dois touros. De um lado a força vermelha do Touro Branco. Do outro, a garra azulada do Touro Preto. Tudo isso acontece em um lugar chamado de Touródromo, uma arena cultural das mesmas proporções do Bumbódromo de Parintins. O Festival Folclórico de Barreirinha é um dos mais belos espetáculos da cultura popular do Amazonas e teve início em 1978.
Desde 2005, a festa, com ápice a disputa dos touros, ocorre no último fim de semana de outubro. Uma das novidades desta 31ª edição é a inauguração da Arena do Festival, o Touródromo totalmente modernizado, que foi inaugurado em homenagem a um dos mais influentes políticos da história de Barreirinha: João Bezerra dos Santos, filho de família tradicional.
O Touródromo possui camarotes, cabine de imprensa, arquibancadas, salas para serviços diversos e banheiros. É batizado de coliseu do povo Andirá, no qual, nas noites dos dias 25 e 26, acontece a disputa do Touro Preto com o Touro Branco. Porém, um dia antes, na noite de 24 de outubro, é realizada a festa dos visitantes, com apresentações culturais, várias atrações locais e regionais.
No duelo na arena do Touródromo, quem assiste ao espetáculo folclórico tem a oportunidade de viver uma incrível emoção, com cantos, danças, lendas, mitos, contos amazônicos, a tipicidade do caboclo ribeirinho e a rivalidade dos bumbás de Barreirinha. A história de Barreirinha se confunde com a dos bumbás de Parintins. Segundo antigos moradores, a cidade teria sido o lugar onde os bumbás Caprichoso e Garantido deram os primeiros passos, do qual só anos depois foram bailar em Parintins.
A sede do município de Barreirinha é localizada na margem direita do Paraná do Ramos, e Rio Andirá, afluente do Rio Amazonas, distante da capital Manaus, cerca de 331 quilômetros. A terra dos Touros Preto e Branco também é lugar de gente ilustre, porque foi às margens do Paraná do Ramos, que nasceu o poeta amazonense, Thiago de Mello, conhecido internacionalmente.
Segundo o senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, Barreirinha possui pouco mais de 32 mil habitantes e é o 24º município mais populoso do Estado do Amazonas. Este ano, o festival contará com o apoio do Governo do Amazonas, da Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Barreirinha.
Confira nossas fotos do Festival Folclórico de Barreirinha 2019. As fotos podem ser usadas e para creditá-las, basta informar Fotos : No Amazonas é Assim / Divulgação
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Professor é preso após fazer fogueira com corpos de suas vítimas em Iranduba
IBAMA flagra rio de sangue após frigorífico despejar sangue de boi em igarapé!
Inpe aponta queda de desmatamento no Amazonas em 46,9%
DPE-AM inicia agendamentos para mutirão de reconhecimento de paternidade e maternidade em Manaus
Conheça todos os 21 itens do Caprichoso e Garantido que disputarão o Festival de Parintins 2024!
Tudo o que Você Precisa Saber: 15 Curiosidades sobre o Festival de Parintins