Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, segunda, 15 de agosto de 2022

Agenda Cultural

Confira as fotos do Festival Folclórico de Barreirinha 2019

Publicado

no

Durante o período de 24 a 26 de outubro de 2019 aconteceu o 31º Festival Folclórico de Barreirinha. Assim como em Parintins, Barreirinha tem a disputa entre dois bois, ou melhor, dois touros. De um lado a força vermelha do Touro Branco. Do outro, a garra azulada do Touro Preto. Tudo isso acontece em um lugar chamado de Touródromo, uma arena cultural das mesmas proporções do Bumbódromo de Parintins. O Festival Folclórico de Barreirinha é um dos mais belos espetáculos da cultura popular do Amazonas e teve início em 1978.

Desde 2005, a festa, com ápice a disputa dos touros, ocorre no último fim de semana de outubro. Uma das novidades desta 31ª edição é a inauguração da Arena do Festival, o Touródromo totalmente modernizado, que foi inaugurado em homenagem a um dos mais influentes políticos da história de Barreirinha: João Bezerra dos Santos, filho de família tradicional.

O Touródromo possui camarotes, cabine de imprensa, arquibancadas, salas para serviços diversos e banheiros. É batizado de coliseu do povo Andirá, no qual, nas noites dos dias 25 e 26, acontece a disputa do Touro Preto com o Touro Branco. Porém, um dia antes, na noite de 24 de outubro, é realizada a festa dos visitantes, com apresentações culturais, várias atrações locais e regionais.

No duelo na arena do Touródromo, quem assiste ao espetáculo folclórico tem a oportunidade de viver uma incrível emoção, com cantos, danças, lendas, mitos, contos amazônicos, a tipicidade do caboclo ribeirinho e a rivalidade dos bumbás de Barreirinha. A história de Barreirinha se confunde com a dos bumbás de Parintins. Segundo antigos moradores, a cidade teria sido o lugar onde os bumbás Caprichoso e Garantido deram os primeiros passos, do qual só anos depois foram bailar em Parintins.

A sede do município de Barreirinha é localizada na margem direita do Paraná do Ramos, e Rio Andirá, afluente do Rio Amazonas, distante da capital Manaus, cerca de 331 quilômetros. A terra dos Touros Preto e Branco também é lugar de gente ilustre, porque foi às margens do Paraná do Ramos, que nasceu o poeta amazonense, Thiago de Mello, conhecido internacionalmente.

Segundo o senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, Barreirinha possui pouco mais de 32 mil habitantes e é o 24º município mais populoso do Estado do Amazonas. Este ano, o festival contará com o apoio do Governo do Amazonas, da Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Barreirinha.

Confira nossas fotos do Festival Folclórico de Barreirinha 2019. As fotos podem ser usadas e para creditá-las, basta informar  Fotos : No Amazonas é Assim / Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Agosto dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Agosto dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

Falando de Contas

Programa do TCE-AM

Facebook

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Últimas Atualizações