Publicado
7 anos atrásno
Uma fruta que vem se popularizando entre os amazonenses, a pitaya, que também é conhecida como fruta do dragão, tem feito parte da dieta de muitos amazonenses devido seus diversos benefícios, entre eles prevenir câncer e regular o diabetes.
A pitaya é muito cultivada em regiões do mundo como Israel, China e algumas localidades da América do Sul. No Brasil, a fruta tem ganhado popularidade ao longo dos anos, sendo consumida em várias regiões do país.
Há três variedades da fruta no mercado: a pitaya vermelha, que é de cor rosa avermelhada (dentro e fora); a amarela, que tem casca amarela e interior branco e, por último, a branca, que é rosa por fora e branca por dentro.
A polpa da fruta é muito consumida in natura, em sucos, sorvetes, tortas, iogurtes, entre outros preparos.
Conheça agora incríveis benefícios da pitaya
1- Nutrientes
A pitaya é muito rica em nutrientes, como potássio, ferro, fósforo, carboidratos e cálcio. Além disso, a fruta contém as seguintes vitaminas: vitamina B1, vitamina B3, vitamina C e vitamina E.
2- Sistema Imunológico
A grande quantidade de vitamina C presente na pitaya ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Segundo pesquisas científicas, a pitaya possui uma quantidade maior de vitamina C do que a cenoura, por exemplo.
Além disso, a vitamina C é responsável direto pelo crescimento de tecidos em nosso corpo. A fruta ainda realiza a reparação destes órgãos quando preciso.
A vitamina C é o melhor antioxidante existente, ajudando a combater os radicais livres do organismo, contribuindo para que não ocorra o surgimento de doenças crônicas.
3- Colesterol
Segundo uma pesquisa divulgada em um periódico internacional do ramo de farmácia, a pitaya ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim do organismo. Além disso, este mesmo estudo comprovou que a fruta aumenta os níveis do colesterol bom em nosso corpo. Diante disso, a fruta se torna uma aliada para quem pode ter doenças do coração, pois o maior inimigo da mesma (o colesterol) fica controlado.
4- Triglicerídeos
A pitaya ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos do organismo graças a presença de ácidos graxos (ômega 3 e ômega 6) que estão presentes nas sementes pretas da fruta. Diante disso, não é ideal coar o suco antes de consumir, pois a bebida pode perder nutriente.
Os mesmos estudos comprovam que a pitaya ajuda a reduzir as doenças cardiovasculares.
5- Anemia
A pitaya é excelente para combater a anemia, que é a doença causada pela ausência de ferro no organismo. A fruta é fonte de ferro e vitamina C, que ajuda na absorção do nutriente pelo organismo.
Diante disso, muitas pessoas que sofrem com anemia têm consumido a bebida, que deve estar fresca e feita na hora para não perder nutrientes.
Agora você já conhece os benefícios da pitaya! Compartilhe com seus amigos !!
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Gov. Wilson Lima lança novos editais da Fapeam e destaca aportes de mais de R$ 634 milhões em CT&I
Governador Wilson Lima anuncia Serafim Corrêa como novo secretário do Amazonas, confira outros nomes
Saiba tudo sobre a palmeira Huacrapona
Oncologista explica aumento da incidência do câncer de intestino na população mais jovem. Confira
Governo do Amazonas reativa Conselho Estadual de Energia para impulsionar a política energética do AM
Conheça os benefícios da Pitaia, a nova queridinha de Manaus