Sem dúvida alguma, o peixe tucunaré é o mais cobiçado prêmio da Pesca Esportiva, isso porque devido o seu comportamento violento, de total voracidade, ele é o único predador de água doce que persegue sua presa até a captura. Quase todos os outros peixes predadores desistem após a primeira ou segunda tentativa malsucedida.
Especialistas de vários países são unânimes em qualificar a Amazônia, como importante destino de interesse da pesca esportiva, principalmente em busca dos grandes TUCUNARÉS AMAZÔNICOS.
espécies de tucunaré / Foto : Divulgação
Por apresentar, um impressionante poder de ataque e esportividade de pesca, que abrem garatéias, arrebenta linhas e iscas artificiais, convertem a Amazônia, num dos principais destinos de interesse de pesca esportiva, atraindo ávidos pescadores de todas as partes do mundo.
A temporada de pesca esportiva inicia nesta quinta-feira (15/08) na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, localizada a 227 quilômetros de Manaus. A atividade segue até o dia 15 de dezembro e é considerada um dos maiores atrativos turísticos da unidade de conservação, que possui grande estoque pesqueiro de tucunarés, uma das espécies mais cobiçadas por pescadores esportivos.
Tucunaré Paca / Foto : Ricardo Oliveira/Sema
A RDS do Uatumã é uma das 42 Unidades de Conservação (UC) gerenciadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A pesca esportiva na região ocorre no segundo semestre do ano, sendo oferecida pelas próprias comunidades que atuam como protagonistas desta atividade.
A unidade de conservação encanta por suas belezas naturais e diversidade turística, como trilhas, cachoeiras e visita a projetos sustentáveis na comunidade. Somente em 2018, a RDS do Uatumã recebeu 1.400 visitantes.
Belíssimo Tucunaré Paca capturado com a carretilha Chroma by Johnny Hoffmann, vara Venator SE e isca TNT 110mm, pelo pescador profissional Johnny Hoffmann.