Publicado
2 anos atrásno
Por
Jussara Melo
Mulateiro é uma árvore da Amazônia super popular na região norte do Brasil. É considerada a árvore da juventude pois a planta tem propriedades que melhoram a densidade da pele, devido a quantidade de antioxidante que o torna um ótimo anti-idade.
A floração produz flores brancas entre maio e junho. O tronco é retilíneo, com a casca lisa e brilhante, de cor bronzeada. É uma planta de difícil reprodução.
Popularmente conhecida como mulateiro, extratos de sua casca atualmente vem sendo utilizado para composição de cosméticos, essa espécie é frequentemente receitada na etnomedicina como cicatrizante e rejuvenescedor, além de ser usada no controle de manchas de pele
Com o nome científico de Calycophyllum spruceanum, a planta é conhecida popularmente por mulateiro-da-várzea e escorrega-macaco.
A casca do mulateiro contém uma grande quantidade de taninos que lhe dão um efeito adstringente. Recentemente, a planta tem sido documentada para conter um elevado teor de fenóis e ácidos orgânicos que têm demonstrado atividade antibacteriana, antifúngica e inseticida. Os fenóis demonstram forte atividade antioxidante, o que pode explicar o seu uso tradicional para inibir o processo de envelhecimento da pele.
Outra substância chamada ácido acetilênico (um ácido orgânico de cadeia longa), provou ser um antibiótico com ação contra bactérias e fungos.
– Rejuvenesce a pele facial, eliminando as linhas de expressão causadas pela idade.
– Reduz e clareia manchas escuras, que os dermatologistas chamam de hiperpigmentação.
– Fortalece e repara os fios quebradiços, restaura a suavidade natural e devolve o brilho além de fortalecer o couro cabeludo.
– Ajuda a dar força física e fortifica o desempenho sexual.
– Rico em taninos e possui grandes quantidades de polifenóis e ácidos orgânicos.
Tais propriedades conferem a essa planta seus princípios adstringente, antioxidante, antibacteriano, antifúngico, fotoprotetor, rejuvenescedor, cicatrizante, tônico e fortalecedor do sistema imunológico.
Candidíase, pé-de-atleta, micoses de unha, piolhos, bicho-de-pé, sarna, feridas, manchas na pele, envelhecimento precoce da pele, diabetes
Propriedades: Antifúngico, adstringente, inseticida, antibacteriano, repelente, antioxidante, emoliente, cicatrizante, antiparasitário, clareador (pele).
Casca do tronco e lenho.
Pega se uns 15 pedaços de casca. Coloque 2 litros de água pra esquentar e assim que começar a soltar as primeiras bolinhas, retire do fogo. Não deixe ferver. Então coloque os pedaços da casca e deixe dentro da água. Ela vai soltar as substâncias químicas aos poucos.
Quando esfriar coloque essa água, junto com os pedaços de casca em uma vasilha de vidro.
Então é só tomar uns 100 ml, meio copo americano quando acordar é antes de dormir
A planta é encontrada naturalmente em várzeas do Amazonas, porém também encontrada no Amapá e Acre. Produtos derivados do Mulateiro como sabonetes, cremes e na forma natural da casca da árvore, sementes e folhas são encontrados em feiras e mercados de cidades da região norte do Brasil.
As plantas não substituem o acompanhamento médico e consumida em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas
Mirage Park promove doação de brinquedos em troca de passaporte grátis hoje (19/12)