Cuidados ao contratar transporte escolar em Manaus. Confira as dicas da Prefeitura de Manaus - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, terça, 05 de novembro de 2024

Manaus

Cuidados ao contratar transporte escolar em Manaus. Confira as dicas da Prefeitura de Manaus

Publicado

no

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), orienta pais e responsáveis sobre os cuidados na contratação de veículos de transporte escolar na volta às aulas. Neste período, quando a demanda por este tipo de serviço aumenta, é necessário verificar que o transporte escolhido esteja devidamente regularizado junto ao IMMU. Esta é uma medida essencial para a segurança dos estudantes.

É muito importante que os pais ou responsáveis pelos alunos verifiquem a regularização das empresas de transporte escolar. Isso garante que os veículos passem por vistorias rigorosas, proporcionando segurança e tranquilidade no transporte dos estudantes. Os estudantes devem sempre ser a prioridade”, enfatizou Alexandre Frederico, vice-presidente de Transportes do IMMU.

Prefeitura orienta sobre cuidados na contratação de transporte escolar – Imagem: Divulgação

Os pais ou responsáveis devem verificar a regularização das empresas ou dos permissionários individuais junto ao IMMU. A regularização assegura que os veículos passaram por vistorias e inspeções, cumprindo os padrões de segurança exigidos. Existem duas categorias de operadores no sistema, os permissionários individuais, que são pessoas físicas, e permissionários jurídicos, representados por empresas que prestam este tipo de serviço.

Os veículos destinados ao transporte escolar devem estar em conformidade com a padronização estabelecida pelo IMMU. Isso inclui a identificação visual específica e adaptações de segurança, sendo equipados com tacógrafo, cinto de segurança em todos os bancos, pintura de faixa lateral amarela com a descrição ‘ESCOLAR’ em preto no tamanho 40 x 30 cm. Deve exibir, ainda, o número de autorização do IMMU no rodapé da porta e na traseira do carro.

Prefeitura orienta sobre cuidados na contratação de transporte escolar – Imagem: Divulgação

O IMMU informa que o motorista que for flagrado fazendo transporte escolar sem autorização terá o veículo apreendido e só será liberado após o pagamento de multa de 31 Unidades Fiscais do Município (UFM), o equivalente a R$ 4.334,42 e descaracterização completa do carro.

Para os interessados em se tornar operadores de transporte escolar, o IMMU disponibiliza um portal com todas as informações necessárias para o processo de credenciamento. É fundamental acessar o site https://bit.ly/3HdBk2d para obter as orientações detalhadas e iniciar o processo de obtenção da permissão da prefeitura.

A Prefeitura de Manaus reforça a importância de seguir estas orientações para garantir a segurança dos alunos que utilizam o transporte escolar.

Prefeitura orienta sobre cuidados na contratação de transporte escolar – Imagem: Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações