O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSB), denunciou nesta quarta-feira (9) que o município de Japurá (a 742 quilômetros de Manaus) sofre de um problema inusitado. Um dos menores municípios do Estado, segundo David, Japurá vive com a contagem populacional defasada, com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feito há dez anos, o que gera prejuízos financeiros.
David Almeida denuncia censo desatualizado e prejuízos financeiros a Japurá – Imagem: Divulgação
De acordo com David, enquanto Japurá tem hoje 4.578 eleitores cadastrados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e a população de Japurá pela contagem do censo tem apenas 4.200 habitantes. Por conta dessa contagem, Japurá recebe dos repasses constitucionais, o menor percentual entre os municípios amazonenses, que é de apenas 0,06% do Fundo de Participações dos Municípios (FPM).
“Segundo o TRE-AM, no município existem mais eleitores do que moradores, de acordo com o IBGE. Então, há demandas que precisam ser resolvidas e nós estamos buscando resolver esse problema de Japurá. O município precisa ser recompensado e remunerado pelos anos que passou sem receber o que lhe é devido”, relatou David.
David afirmou que Japurá tem direito à uma indenização milionária devido a tanto tempo de repasses que estão sendo feitos a menor para aquele pequeno município. “Isso causa impacto na vida social. As despesas da prefeitura são grandes. Ela arrecada pouco e tem que gastar muito. Portanto, vamos solicitar um censo independente para que nós possamos fundamentar essa representação e devolver ao município o valor devido com relação aos seus repasses constitucionais”, afirmou o deputado.