Home Notícias Política David Almeida denuncia censo desatualizado e prejuízos financeiros a Japurá

David Almeida denuncia censo desatualizado e prejuízos financeiros a Japurá

1 minutos lido
25

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSB), denunciou nesta quarta-feira (9) que o município de Japurá (a 742 quilômetros de Manaus) sofre de um problema inusitado. Um dos menores municípios do Estado, segundo David, Japurá vive com a contagem populacional defasada, com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feito há dez anos, o que gera prejuízos financeiros.

David Almeida denuncia censo desatualizado e prejuízos financeiros a Japurá – Imagem: Divulgação

De acordo com David, enquanto Japurá tem hoje 4.578 eleitores cadastrados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e a população de Japurá pela contagem do censo tem apenas 4.200 habitantes. Por conta dessa contagem, Japurá recebe dos repasses constitucionais, o menor percentual entre os municípios amazonenses, que é de apenas 0,06% do Fundo de Participações dos Municípios (FPM).

“Segundo o TRE-AM, no município existem mais eleitores do que moradores, de acordo com o IBGE. Então, há demandas que precisam ser resolvidas e nós estamos buscando resolver esse problema de Japurá. O município precisa ser recompensado e remunerado pelos anos que passou sem receber o que lhe é devido”, relatou David.

David afirmou que Japurá tem direito à uma indenização milionária devido a tanto tempo de repasses que estão sendo feitos a menor para aquele pequeno município. “Isso causa impacto na vida social. As despesas da prefeitura são grandes. Ela arrecada pouco e tem que gastar muito. Portanto, vamos solicitar um censo independente para que nós possamos fundamentar essa representação e devolver ao município o valor devido com relação aos seus repasses constitucionais”, afirmou o deputado.

Comentários com Facebook
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Política

Leia Também

Presidente Roberto Cidade apresenta PL que autoriza assinatura digital para projetos de iniciativa popular

Previsto no artigo 33 da Constituição do Estado do Amazonas, os projetos de iniciativa pop…