Publicado
8 anos atrásno
Por
Jussara Melo
No ultimo sábado (28/1), foram divulgadas as primeiras imagens feitas de um raro ecossistema formado na região amazônica. O registro foi feito durante a expedição comandada pelo Greenpeace que está identificando e catalogando recifes de corais descobertos há pouco mais de um ano na costa do Amapá.
Os recifes, localizados a 220 metros de profundidade, surpreenderam os pesquisadores que identificaram esponjas, corais e rodolitos e um grande paredão formado por carbonato de cálcio. A estrutura abriga diversas espécies de peixes, como atum e cioba.
A expedição acontece a 100 quilômetros do litoral do Amapá e os pesquisadores estão a bordo do navio Esperanza, considerado o maior barco ecológico do Greenpeace. O acesso às profundezas é feito em dois submarinos.
A expedição iniciou em 24 de janeiro e vai durar ao todo 16 dias pelo Oceano Atlântico.
A descoberta do recife é recente. Eles foram citados pela primeira vez em maio de 2016 por um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que explorou a costa Leste do Amapá, na fronteira com a Guiana Francesa. Os estudos da época utilizaram redes para recolher fragmentos dos corais. A viagem do Greenpeace é a primeira a descer na área.
Como são de água barrenta, eles têm características próprias até então nunca vistas na ecologia marinha e abrangem uma área de 9,3 mil quilômetros quadrados, cerca de 20% maior que a região metropolitana de São Paulo.
A proposta da expedição é chamar a atenção de petrolíferas que ganharam o leilão para explorar a costa do estado, o que, segundo os ativistas, poderia acabar com a vida dos corais. Para o Greenpeace, os recifes estão ameaçados pelo fato de estarem localizados dentro dos lotes a serem explorados pelas duas petrolíferas que ganharam a licitação feita pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), em 2013. O arremate total foi de R$ 802 milhões.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Vídeo: Adolescentes são arremessadas por carro enquanto atravessavam rua de bicicleta
IBAMA flagra rio de sangue após frigorífico despejar sangue de boi em igarapé!
Com apoio do Tribunal de Contas do Amazonas, Seminário discute gestão de resíduos sólidos e saneamento básico!
Inpe aponta queda de desmatamento no Amazonas em 46,9%
DPE-AM inicia agendamentos para mutirão de reconhecimento de paternidade e maternidade em Manaus
Você sabia que enterrar animais de estimações em casa é proibido?