Na última segunda-feira (15), a Polícia Civil do Amazonas prendeu em flagrante Douglas Gustavos Guimarães Campos, 22, e Paulo Victor de Oliveira Repolho, 24, pelos crimes de extorsão e invasão de dispositivo informático de uso alheio. Os indivíduos extorquiam as vítimas e ameaçavam divulgar fotos íntimas em um grupo de telegram para mais de 200 mil integrantes.
Douglas e Repolho foram presos em flagrantes por policiais da da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc).
Segundo informações da PC, Douglas é administrador de dois perfis em uma rede social, que juntos somam mais de 600 mil seguidores, um deles segundo a polícia, supostamente era o perfil ‘Manaus Memes’; já Paulo Victor era o dono da conta bancária onde as quantias eram depositadas. A página do Instagram Manaus Memes, entretanto, nega que Douglas fosse um integrante.
foto: divulgação/PC e Instagram
As investigações iniciaram após uma vítima, de 22 anos, registrar um Boletim de Ocorrência (BO) e informar que estavam publicando suas fotos íntimas sem autorização em um grupo de pornografia. No referido grupo havia um contato para a compra das imagens com a chave pix em nome de Paulo Victor.
O delegado titular da Derce, Antônio Randon, explicou durante coletiva de imprensa, que o Douglas seria a mente pensante deste golpe.
Douglas e Paulo foram autuados por extorsão, invasão de dispositivo informático de uso alheio e falsa identidade. A dupla será encaminhada à audiência de custódia onde ficarão à disposição da Justiça.
Manaus Memes
Ainda a pouco o perfil Manaus Memes se pronunciou em seu Instagram com mais de 530 mil seguidores informando que não têm nada a ver com o caso e trataria-se na verdade do Douglas Gustavo Guimarães, que seria administrador do @Choramanaus (conta com mais de 100 mil seguidores).
Manaus Memes se pronunciou / Divulgação
Manaus Memes se pronunciou / Reprodução Instagram
ANJD – Associação Nacional de Jornalismo Digital
Em nota a Associação Nacional de Jornalismo Digital – ANJD, parabenizou a ação da Polícia Civil.
A Associação Nacional de Jornalismo Digital vem a público parabenizar a polícia civil do estado do Amazonas que efetuou a prisão de dois elementos que se passavam por donos do Portal Manaus Memes. Ambos usavam de artifícios reprováveis para extorquir cidadãos de bem. A ANJD não compactua com esse crime e também denunciará caso detecte. Fica aqui nossa solidariedade aos administradores da página Manaus Memes que foram alvo dessa perversidade.
Marcelo Generoso
Presidente da ANJD