Publicado
3 anos atrásno
Por
Alessandro Nuñes
A enfermeira Geovana Ribeiro Pinheiro, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), foi aprovada para o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (PPGMT) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizado em parceria com a Fundação de Medicina Tropical – Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).
O estudo desenvolvido é a relação entre consumo de pescado e quadro de rabdomiólise, associado à Doença de Haff, em população da Amazônia brasileira. O trabalho será orientado por Vanderson de Souza Sampaio, que atua na FVS-RCP e é pesquisador na FMT-HVD.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que o estímulo à pesquisa científica fortalece a Vigilância em Saúde do Amazonas. “Anualmente, o nosso Paic (Programa de Apoio à Iniciação Científica) desenvolve pesquisas voltadas a temas da Vigilância em Saúde que são fruto do empenho do Núcleo de Ensino e Pesquisa da instituição e seguimos engajados no incentivo a essas pesquisas”, afirma Tatyana.
Geovana foi bolsista do Paic pela FVS-RCP, que é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), e atua no Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde do Amazonas (Cievs/FVS-RCP), pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
O trabalho dela no Paic, um estudo sobre a cadeia de transmissão dos casos emergentes na pandemia de Covid-19 no Amazonas, foi coordenado pelas pesquisadoras Marlúcia Garrido e Leila Alencar, da FVS-RCP, e foi classificado como a melhor pesquisa da edição de 2021 do Paic na instituição, pela coordenação do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NPE/FVS-RCP).
Para ela, a experiência que teve no desenvolvimento dos estudos, no último ano de graduação, foi fundamental para obter a experiência de pesquisa científica. “Desenvolver um projeto de pesquisa despertou-me o interesse, a curiosidade, foi onde me vi pesquisadora, o que me abriu os olhos para além da iniciação científica, para o mestrado”, afirma Geovana.
A enfermeira destaca também que o projeto de pesquisa que desenvolveu pelo Paic/FVS-RCP foi uma maneira de ter um maior contato com o meio acadêmico, podendo conhecer mais uma possível área de atuação. “Além de proporcionar experiência e ensinamento, tanto no modo de escrever um trabalho como coletar dados e analisá-los. Pesquisa é ciência, todos os alunos de graduação deveriam ter esta oportunidade”, disse.
Iniciação científica
O Paic desenvolvido na FVS-RCP é resultado de parceria interinstitucional com a Fapeam e visa apoiar, com bolsas institucionais, estudantes de graduação de instituições públicas e privadas do Amazonas, interessados no desenvolvimento de pesquisa científica em vigilância em saúde. Na FVS-RCP, o Paic é coordenado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP/FVS-RCP).
Referência
A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-RCP).
A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 2129-2500 e 2129-2502.
Criador de conteúdo, Editor de Vídeos e as vezes comediante Um amante da fotografia e vídeos cômicos Criando a vida dos meus sonhos um dia de cada vez Você não sabe o quanto eu caminhei… Para chegar até aqui…
RecuperaFone: Governo do Amazonas recupera 500 celulares roubados ou furtados em um mês
CADA lidera debates sobre Inovação Sustentável no Criptorama 2024 em São Paulo
Feirão do Amazonas Meu Lar: Subsídio e financiamento para realizar o sonho da casa própria
Segurança redobrada: Governo do Amazonas lança operação natal mais seguro para festas de fim de ano
Em Brasília, Tadeu de Souza pede reforço federal para combater crime na fronteira do Amazonas
IBAMA flagra rio de sangue após frigorífico despejar sangue de boi em igarapé!