Na noite desta terça-feira (11), com 50 votos favoráveis, 26 contrários e 1 abstenção, foi aprovado o texto da reforma trabalhista que faz uma série de alterações na legislação trabalhista que estava em vigor desde 1943.
Carteira de trabalho. /
Foto: Valdecir Galor/SMCS
Muita polêmica foi gerada durante as discussões na Câmara e no Senado sobre tais mudanças, o governo alega que ela é necessária para gerar mais emprego, por outro lado a oposição já diz que haverá desemprego e que os direitos trabalhistas serão retirados.
Mas afinal, o que irá mudar na vida do trabalhador com a Reforma Trabalhista? Listamos alguns pontos que sofrerão mudanças para que você, trabalhador, possa entender o que foi aprovado no Senado e que irá ser sancionado pelo presidente Michel Temer.
Antes, porém, é preciso deixar claro que o texto mantém o pagamento do FGTS, 13º salário, seguro-desemprego e salário-família, normas de saúde, segurança e higiene do trabalho. Ou seja, esses aspectos não sofrerão alteração alguma, pelo contrário, são termos que não poderão ser retirados, assim como o pagamento da hora extra, licença maternidade de 120 dias e aviso prévio proporcional ao tempo de serviço.
Entenda o que vai mudar:
Entenda as principais mudanças na Reforma Trabalhista de 2017