Na tarde do último sábado (29), durante a frente fria que atingiu o Estado do Amazonas, houve na cidade de Pauini, distante 925km de Manaus, um vendaval acompanhado de uma chuva de granizo! O efeito meteorológico surpreendeu moradores danificou algumas casas e fios de alta tensão.
Vídeos postados nas redes sociais pelos moradores mostraram a força dos ventos causados pela tempestade. Segundo o professor Raimundo Alves, em entrevista ao G1, disse que apesar das chuvas do mês de agosto já serem bastante conhecidas na Região, o fenômeno assustou.
“É muito comum o município passar por fortes temporais neste período. Para nós, do extremo sul do Amazonas, esse fenômeno é conhecido como os ‘Temporais de Agosto’. E não existe casa, telhado, árvore que segure o vento. Mas dessa vez foi muito mais forte. Ninguém esperava. O grau de ‘frieza’ que passou pela cidade fez com que caísse uma tempestade de granizo”, contou.
Esfriou tanto que teve chuva de granizo em Pauini! / Foto : Divulgação
A tempestade causou destruição por onde passou. Telhados, casas e fios de alta tensão arrastados ou danificados, seja pela força do vento ou pela queda do gelo. Segundo o professor, muitas famílias carentes da cidade perderam tudo.
“O nosso município é muito pobre, aí vem um vento desses e destrói o que as pessoas conseguiram fruto do trabalho. Levou casa inteira, telhado inteiro, levou tudo. Não tinha tamanho de árvore que ele não conseguiu levar pela raiz. Fios de alta tensão o vento arrancava como fio de cabelo”, disse o morador.
Esfriou tanto que teve chuva de granizo em Pauini! / Foto : Divulgação