Um vídeo compartilhado nas redes sociais, especialmente no TikTok, está gerando comoção e discussões sobre a relação entre pais e filhos. A gravação mostra o momento em que Ana Clara Nascimento consulta as próprias notas do ENEM, com o intuíto de registrar uma aprovação, mas acaba registrando a reação negativa e explosiva da mãe dela ao saber das notas da filha.
Imagem: Divulgação
Ana Clara, uma tiktoker de 20 anos, com mais de 2,3 milhões de seguidores, esperava compartilhar a alegria da possível aprovação no ENEM, mas a situação tomou um rumo inesperado. O vídeo que viralizou nas redes sociais, mostra a voz da dela mãe, descompensada, gritando e reclamando dos gastos investidos na educação da filha para alcançar o sucesso na prova.
As palavras fortes proferidas pela mãe de Ana Clara foram impactantes para muitos internautas, que se viram refletidos na situação. Especialistas comentaram sobre o vídeo, destacando a importância de abordar certos comportamentos parentais que podem comprometer o desenvolvimento emocional dos filhos, resultando em adultos cheios de inseguranças e frustrações.
Em um terceiro vídeo, Ana Clara revela que passou no curso de educação física pelo SISU – Sistema de Seleção Unificada, mas a mãe dela não estava contente com o resultado pela escolha do curso.
Vídeo de Ana Clara é Fake ou Real ?
Muitos perfis estão colocando a história de Ana Clara em dúvida, principalmente por ela contar histórias no perfil dela no TikTok, mas o fato é que o vídeo do Enem está mais publicado no perfil de Ana Clara e tem servido para gerar debates sobre comportamentos abusivos de pais com os filhos.
O vídeo tem quase dois milhões de visualizações, e foi repostado no perfil da tiktoker há 6 dias. Outros perfis estão resproduzindo o áudio do vídeo e reproduzindo a cena.
Especialista reage ao vídeo
A biomédica Telma Abrahão, especialista em Neurociências e desenvolvimento infantil, reagiu ao vídeo, alertando sobre o abuso emocional. Ela enfatizou que gritar, humilhar ou bater não são formas adequadas de educar, e destacou a importância de um ambiente emocionalmente saudável para o desenvolvimento das crianças.
Telma ressaltou a necessidade de os pais terem acesso ao conhecimento sobre o desenvolvimento e o comportamento de seus filhos, destacando o papel do Orientador Parental Neuroconsciente. Esse profissional visa fornecer conhecimento embasado em ciência para que os pais possam educar seus filhos com limites respeitosos, segurança e de forma emocionalmente saudável.
Após a repercussão do vídeo, Ana Clara fechou os comentários e, dias depois, postou um novo vídeo, revelando que estava sendo impedida pela mãe de usar o celular devido às notas do ENEM.
A situação levanta questionamentos sobre o impacto emocional dessas pressões na juventude e destaca a importância de uma abordagem educacional mais consciente e saudável.
Confira o vídeo da estudante não alcançou bom desempenho no ENEM e exibiu a reação da mãe ao ver nota: