Explodiu o número de sepultamentos em Manaus novamente. Neste Domingo (10) a capital do Amazonas registrou 144 mortes, número esse que supera o maior registro anterior, de 28 de abril do ano passado quanto foram 142 sepultamentos.
Para se ter ideia da gravidade da situação em Manaus, do Dormindo (3) ao Domingo (10), Manaus já contabilizou 838 sepultamentos. Os dados retratam a situação de calamidade da saúde em meio a segunda onda da pandemia causada pelo coronavírus.
De acordo com a prefeitura de Manaus entre as 144 mortes deste domingo, 105 foram nos espaços gerenciados pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Não houve opção pelo serviço de cremação, assim como também não ocorreu o registro de óbito oriundo de outra cidade. Já nos cemitérios particulares, 39 enterros foram realizados.
Imagens de sepultamentos em covas coletivas em cemitério de Manaus, capital do Amazonas, correram o mundo e causaram comoção
(foto: MICHAEL DANTAS/AFP)
Em menos de um mês, o
Entre as causas das mortes do total de sepultamentos nos cemitérios públicos da capital do Amazonas, 38 foram declaradas como Covid-19, e quatro casos suspeitos. Já nos espaços privados foram 24 registros de óbitos pelo novo coronavírus.
O município informou ainda que houve o registro de 27 óbitos em domicílio e que, do total de sepultamentos nos cemitérios públicos neste dia, 17 foram atendidos pelo serviço SOS Funeral, coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).