Publicado
5 anos atrásno
Na manhã desta sexta-feira (20), onze deputados estaduais participaram, ao lado do governador do Amazonas, Wilson Lima, de coletiva de imprensa na sede do governo para falar sobre a situação do hospital Francisca Mendes.
“A unidade está passando por reformulação e ampliaremos a oferta de serviços”, disse o governador que assegurou que o Hospital Francisca Mendes está em ritmo normal de operação e que somente nesta semana foram realizadas mais de cinco cirurgias cardíacas e mais de 30 procedimentos cardíacos.
“Assumimos a gestão compartilhada da unidade no início de dezembro e desde então adquirimos equipamentos, vamos ampliar o número de leitos, a compra de material e com isso regularizamos os procedimentos feitos na unidade”, disse Wilson Lima.
Na ocasião foi dito que a partir de janeiro serão feitas três cirurgias cardíacas por dia, duas adultas e uma pediátrica no hospital.
Mudanças no Francisca Mendes – O governador ressaltou também que em janeiro de 2019 iniciou, em conjunto com os Ministérios Públicos do Estado e Federal e com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a discussão da gestão do Francisca Mendes.
“No início do ano a Justiça determinou que o Estado destratasse com a Unisol (fundação que administra o hospital). E aí nós começamos a discutir com os órgãos de controle qual modelo que nós iriamos implantar no Hospital Francisca Mendes. Durante os últimos seis meses começamos a montar essa estratégia e no final de novembro decidimos, junto com os órgãos de controle, prorrogar o contrato da Unisol por mais seis meses, com um período de transição. Então, desde o dia 4 de dezembro há uma gestão compartilhada no Francisca Mendes, com a intervenção da Susam”.
Wilson Lima ressaltou que todas as medidas tomadas até agora tem permitido que o hospital realize os atendimentos e que o Estado mantenha a taxa de mortalidade abaixo da média nacional, que é de 21% e, no Amazonas, de 12%.
“Temos trabalhado muito para diminuir os números negativos da saúde. Havia 90% de desabastecimento quando assumimos o governo. Hoje temos mais de 50% de abastecimento na central de medicamentos. No interior as cirurgias voltaram a ser realizadas. Tem interior onde não eram realizados partos porque as salas cirúrgicas não apresentavam condições para isso. Nós investimos e diminuímos as filas de espera para realização de cirurgias e exames. Estamos reformulando toda a estrutura da saúde no Estado do Amazonas, principalmente a contratação de pessoal. Só para terem uma ideia, em 2019, pagamos 12 competências de salários para os médicos das empresas terceirizadas, o que não tenho conhecimento de ter acontecido em outros governos”, frisou.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Governo do Amazonas amplia procedimentos de cateterismo com 800 intervenções nos próximos 90 dias
Oncologista explica aumento da incidência do câncer de intestino na população mais jovem. Confira
Ação itinerante realiza exames de endoscopia em Parintins e Nhamundá
29 municípios no Amazonas zeram internações por Covid-19 nesta segunda-feira(7)
Prefeito de Manaus, David Almeida, após consulta a Semsa e decide pelo cancelamento do carnaval de rua
David Almeida abre Festa das Luzes e anuncia aporte de R$ 980 mi para beneficiar Manaus com ações de infraestrutura