Governador cassado Zé Melo disse que não dorme, não come e que carapanãs o incomodam - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quinta, 21 de novembro de 2024

Polícia

Governador cassado Zé Melo disse que não dorme, não come e que carapanãs o incomodam

Publicado

no

Um vídeo publicado pelo Portal Amazonas atual, mostra a audiência de custódia do governador cassado, José Melo, preso na operação “Estado de Emergência”,  afirmando que estava há cinco noites sem dormir e que não conseguia se alimentar.

No vídeo, Melo relata ao juiz federal Ricardo Sales: “Esse episódio tem me abalado muito. Não tenho conseguido. Não é que a minha alimentação não esteja lá (no Centro de Detenção Provisória Masculino CDPM). Todo dia eu tenho almoço, café da manhã. É que eu não consigo. Fui tentar e vomitei tudo.”

Melo se emociona quando questionado se estava se alimentando bem. Aparentando nervosismo e abatimento, o juiz conclui, durante o depoimento, que ex-governador está aparentemente depressivo.

No vídeo postado pelo site, o juiz mostrava-se preocupado e solidário com o relato de Melo sobre as condições do presídio e sobre o estado de saúde dele e do ex-secretário de saúde Wilson Alecrim, também preso.

“Tem algum serviço médico (no CDPM2) que dê atenção; Porque o senhor, aparentemente, até pela sua idade, a gente percebe que o senhor está muito depressivo. Dá para ver pelo seu semblante. O outro lá, o doutor Alecrim, o senhor me falou há pouco que ele estava até expelindo sangue. Não tem nenhum corpo médico que dê assistência para os senhores, não” perguntou o magistrado.

Zé Melo admite que era questionado por diretores do presídio, duas vezes por dia, se estava bem e se precisava de algo. E que sempre dizia que estava bem. “Sinceramente não me apareceu (atendimento médico). Embora eu tenha dito a todos eles que eu estava bem. Toda vez que me perguntavam, de manhã e à noite, vinha, acho que era o diretor e o subdiretor, me perguntava: o senhor está bem, está precisando de alguma coisa, de saúde?. Eu dizia que estava, porque estava, né?” disse Melo

O ex-governador e a defesa dele reclamaram da qualidade do colchão no presídio e do excesso de mosquito na cela. Para Melo, esse era outro fator que poderia está prejudicando o sono dele na cadeia.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

“É muito carapanã. Todo dia tem que colocar muito Detefon para poder espantar. Não sei se por isso ou a situação emocional que me encontro, eu não consiga dormir à noite. Estou há cinco noites sem dormir. Aí durante o dia eu durmo um pouco. Acho que é por causa do Detefon que fica ardendo meus olhos. Não sei se é isso ou é minha situação emocional, que esse episódio me abalou demais”, disse Melo.

Governador cassado Zé Melo disse que não dorme, não come e que carapanãs o incomodam - Imagem: Reprodução

Governador cassado Zé Melo disse que não dorme, não come e que carapanãs o incomodam – Imagem: Reprodução


Naquela noite, após a audiência, Sales anulou decisão de colega que havia prorrogado a prisão temporária do ex-governador e converteu a prisão do político em domiciliar. Melo havia sido preso no dia 21 de dezembro. Como a decisão do juiz federal ocorreu na noite do dia 26, ele só pode sair do CDPM2 na manhã do dia 27.

Quatro dias depois de deixar o presídio, Melo voltou para a ser preso, no dia 31 de dezembro, desta vez por decisão da juíza Jaixa Fraxe. Na ocasião, o ex-governador e a ex-primeira-dama Edilene Gomes de Oliveira tiveram as prisões preventivas decretadas.

O Ministério Público Federal – MPF acusa o casal de se beneficiar dos recursos desviados do setor da saúde, descoberto pela operação Maus Caminhos, em setembro de 2016. A conta com a participação da PF (Polícia Federal) e da CGU (Controladoria Geral da União).

A defesa de Melo e Edilene nega as acusações e tenta tirar os clientes do presídio por meio de recurso no TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), em Brasília.

Confira o vídeo com trecho da audiência de custódia do ex-governador, no dia 26 de dezembro de 2017:

O juiz federal Ricardo Augusto Sales, na audiência de custódia que precedeu a soltura do ex-governador José Melo (Pros), fez perguntas e ofereceu tratamento ao preso da Operação Estado de Emergência que despertou atenção após a disponibilização do vídeo do depoimento de Melo.

Nos 14 minutos do interrogatório de Ricardo Sales, o juiz dá tom de cordialidade às perguntas feitas ao ex-governador, que demonstra está abalado psicologicamente com as consequências da operação da Polícia Federal.

O juiz dá aquela moral, chamando ele de “governador”, ofereceu “refrigerante” e perguntou com insistência se Melo foi bem tratado pela Polícia Federal e dentro do presídio.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Fonte: Amazonas Atual

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações