Publicado
3 anos atrásno
O Governo do Amazonas decretou ponto facultativo para a segunda (28/02), terça e quarta-feira (1º e 02/03), mantendo o funcionamento dos serviços essenciais de segurança pública e saúde durante a comemoração de Carnaval. No sábado e domingo (26 e 27/02) os serviços de urgência e emergência também serão mantidos.
Com o decreto, estarão suspensos os expedientes nos órgãos do Poder Executivo Estadual a partir de segunda até a quarta-feira de Cinzas. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), sendo válido para repartições públicas, autarquias e fundações. A exceção é para órgãos que prestam serviços essenciais e de interesse público.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), as 25 unidades de urgência e emergência da capital funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, durante os três dias. No interior, todos os 61 municípios possuem unidades hospitalares com atendimento de urgência e emergência funcionando diariamente em regime de plantão 24 horas.
Funcionarão os seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Campo Sales, no bairro Tarumã; e José Rodrigues, na Cidade Nova –, além do serviço de emergência do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro (CPER).
Os hospitais das fundações de saúde funcionarão apenas para casos de emergência e de internação, em plantão 24 horas, com retorno dos atendimentos ambulatoriais e laboratoriais na quinta-feira (03/03).
Hemoam – A coleta de sangue na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) acontecerá das 7h às 18h, na segunda-feira, sendo suspensa na terça e retomada na quarta-feira, das 13h às 18h. O atendimento ambulatorial e coletas de análise estarão suspensos, sendo retomados na quinta-feira.
Segurança – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informa que, nos pontos facultativos de segunda-feira (28/02), terça e quarta-feira (1º e 02/03), somente as Centrais de Flagrantes (1° DIP, 6° DIP, 14° DIP, 19° DIP, DEHS, Deaai, Depca e DECCM – Plantão de Vulneráveis-PLV) irão funcionar, em regime de plantão 24h.
A Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) funcionará atendendo registro de ocorrência da área de atuação da Especializada. Nesse período, as ocorrências também podem ser registradas na Delegacia Virtual, pelo endereço delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.
Os demais Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e Delegacias Especializadas retomarão suas atividades normais na quinta-feira (03/03), das 8h às 17h.
Educação – Durante os pontos facultativos, os serviços da Secretaria de Educação e Desporto estarão suspensos. As atividades serão retomadas na quinta-feira.
Ainda na área de segurança, a Polícia Militar do Amazonas mantém reforço no trabalho de patrulhamento das ruas em todo o estado. Em situações de emergência, a população deve ligar para o serviço emergencial 190, da PMAM, e o 193, do Corpo de Bombeiros.
Espaços culturais – A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informa que na segunda-feira os espaços culturais do Estado estarão fechados para manutenção.
Na terça-feira, o Teatro Amazonas, Palacete Provincial, palácios da Justiça e Rio Negro estarão abertos para visitação, das 9h às 13h. Já na quarta-feira o funcionamento será das 13h às 17h. A Casa das Artes funcionará nos dois dias, das 16h às 20h.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Em Brasília, Tadeu de Souza pede reforço federal para combater crime na fronteira do Amazonas
Wilson Lima decreta ponto facultativo no Estado em 25 e 28 de outubro; serviços essenciais continuam
Governo do Amazonas investe R$ 760 milhões na Educação em Manaus entre 2019 e 2024
Governo do Amazonas instala usinas de oxigênio em 10 municípios e envia 451 cilindros para o interior
Governo do Amazonas investe R$ 2,4 milhões em abastecimento de água para comunidades rurais de Itacoatiara
Governo do Amazonas retoma buscas e assistência às vítimas do acidente no Porto de Manacapuru