Publicado
1 ano atrásno
Por
Jussara Melo
Obras viabilizam visitação de pessoas com dificuldade de locomoção aos principais espaços culturais da capital.
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), concluiu a instalação de equipamentos e a realização de obras de adequação de acessibilidade nos principais espaços culturais de Manaus. A obra contou com investimento no valor de R$ 1,13 milhão e contemplou seis espaços culturais – o Museu Casa Eduardo Ribeiro, o Centro Cultural Usina Chaminé, o Palácio da Justiça, o Palacete Provincial, o Centro Cultural Palácio Rio Negro e o Teatro Amazonas.
No Museu Casa Eduardo Ribeiro foram realizados serviços de banheiros adaptados no térreo e primeiro pavimento; placas de identificação em braille; rampa interna e piso tátil.
O Centro Cultural Palácio Rio Negro recebeu uma plataforma elevatória; enquanto a Usina Chaminé recebeu banheiro adaptado; rampa externa, piso tátil e um elevador de acessibilidade.
E o Teatro Amazonas recebeu banheiros adaptados no térreo, primeiro e segundo pavimentos; camarim com banheiro adaptados; placas de identificação em braille; rampas interna e externa; plataformas; elevador de acessibilidade e piso tátil.
No Palácio da Justiça foram executados serviços de banheiros adaptados no térreo e primeiro pavimento; rampa externa; placas de identificação em braille; lombofaixa; corrimão; plataforma e piso tátil.
O Palacete Provincial recebeu serviços de banheiros adaptados no subsolo, térreo e primeiro pavimento; placas de identificação em braille; elevador de acessibilidade; rampa externa; plataforma e piso tátil.
Além dessas intervenções, todos esses espaços culturais receberam obras na parte externa, em seu entorno, com sinalização e execução de calçadas adaptadas, direcionando as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida desde a parada de transporte público até estes pontos turísticos, proporcionando mais conforto e segurança.
O secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, disse que a execução de obras de acessibilidade facilita a vida de pessoas com dificuldade de locomoção e fomenta o turismo. “A conclusão dos serviços de acessibilidade nestes espaços aproxima a população da cultura e da história da nossa cidade. Hoje, os principais pontos turísticos da cidade proporcionam condições para que toda e qualquer pessoa possa frequentar esses espaços, pois encontrarão rampas de acesso, elevadores, barras de segurança, entre outros itens de acessibilidade, garantindo cidadania e acesso à cultura de forma inclusiva”, destacou.
Em 2020, o Governo do Amazonas concluiu serviços de adaptações das calçadas entre as ruas José Clemente e a Epaminondas, em um trecho de 800 metros, localizadas entre o Palácio da Justiça e o Museu Casa Eduardo Ribeiro; bem como o trecho entre a rua Dez de Julho até a avenida Getúlio Vagas, com extensão de 640 metros, ambas no Centro de Manaus.
As obras têm por objetivo proporcionar acessibilidade e inclusão social a pessoas com dificuldade de locomoção em áreas consideradas de atração turística ou de interesse público, de acordo com o que prescreve a Lei nº 13.146/2015, a Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Todas as intervenções concluídas tiveram seus projetos previamente aprovados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
RecuperaFone: Governo do Amazonas recupera 500 celulares roubados ou furtados em um mês
CADA lidera debates sobre Inovação Sustentável no Criptorama 2024 em São Paulo
Feirão do Amazonas Meu Lar: Subsídio e financiamento para realizar o sonho da casa própria
Segurança redobrada: Governo do Amazonas lança operação natal mais seguro para festas de fim de ano
Em Brasília, Tadeu de Souza pede reforço federal para combater crime na fronteira do Amazonas
Wilson Lima decreta ponto facultativo no Estado em 25 e 28 de outubro; serviços essenciais continuam