Prefeitura de Manaus está discutindo ações de sistematização e planejamento relacionadas às emergências em saúde pública - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024

Manaus

Prefeitura de Manaus está discutindo ações de sistematização e planejamento relacionadas às emergências em saúde pública

Publicado

no

Shádia Fraxe / Foto - Artur Barbosa / Semsa

A Prefeitura de Manaus está discutindo ações de sistematização e planejamento relacionadas às emergências em saúde pública na 1ª Oficina de Preparação, Vigilância e Resposta a Emergências em Saúde Pública. Promovido pelo Ministério da Saúde, o evento se estende até esta sexta-feira, 18/8, no auditório do Tropical Executive Hotel, localizado no bairro Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.

Participam do evento representantes da Organização Panamericana de Saúde (Opas), 21 secretarias municipais da região e Fundação de Vigilância em Saúde Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), que discutirão a elaboração de um plano para gerar respostas rápidas e eficazes às emergências em saúde pública.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, elogiou a iniciativa do Ministério da Saúde e destacou a importância da integração interinstitucional para que a resposta às emergências em saúde seja oportuna e eficaz.

LEIA TAMBÉM  Senai oferece 346 vagas de jovem aprendiz para empresas do Polo Industrial de Manaus

“Que nesses dois dias possamos nos preparar para situações que demandem do emprego urgente de medidas de prevenção, de controle e de contenção de riscos, de danos e de agravos à saúde pública em situações que podem ser epidemiológicas, como é o caso dos surtos e epidemias, de desastres, ou da necessidade de assistência à população, como foi o caso da crise sanitária mundial causada pela pandemia de Covid-19”, acentuou.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Shádia Fraxe  / Foto - Artur Barbosa / Semsa

Shádia Fraxe / Foto – Artur Barbosa / Semsa


A gerente do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), Graziela Andrade das Neves, destacou que o evento é oportuno para exercitar a capacidade de preparação e resposta dos envolvidos para reduzir os impactos à saúde da população em situações que desafiam os vários níveis de gestão.
LEIA TAMBÉM  Boletim mostra quadro de Covid-19 em Prefeito e Primeira Dama de Manaus

“É muito importante que exista uma preparação e um planejamento das ações com o intuito de integrar todas as iniciativas. Precisamos levar em consideração que múltiplos atores estão envolvidos nessas ações, que além de intersetoriais também são interinstitucionais e envolvem, ainda, pessoas fora da área da saúde”, ressaltou.

Graziela Andrade também assinalou que as gerências dos cinco Distritos de Saúde (Disas) da Semsa estão envolvidas no planejamento de um programa de resposta rápida. “Estamos neste primeiro momento trabalhando o planejamento e execução, mas em um segundo momento iremos replicar esses conhecimentos para as demais equipes das unidades da Semsa de modo a alinhar as ações”, enfatizou.

LEIA TAMBÉM  SSP convida indústrias ligadas a Segurança e Defesa para se instalar em Manaus

A diretora da FVS-RCP, Tatyana Amorim, explicou que médicos, enfermeiros e demais profissionais da Rede de Atenção Primária têm um papel fundamental na produção de respostas rápidas. “Tivemos surto de poliomielite no Peru que está exigindo bastante esforço das equipes de saúde para que esta doença não seja reintroduzida no país. Todos precisamos estar preparados para que a população não sofra os impactos negativos dessas situações”, pontuou.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações