Na manhã de ontem (23/5), o secretário da Susam (Secretária de Estado da Saúde do Amazonas), Pedro Elias, voltou atrás e informou que a Policlínica Cardoso Fontes, referência há mais de um século no tratamento da tuberculose no Amazonas, não será mais fechada.
Pedro Elias disse que se reunirá com o governador José Melo (Pros) para apresentar um projeto de readequação da policlínica, para que a mesma possa continuar atendendo os pacientes em estado mais grave da doença.
A decisão se deu após a Associação Amazonense de Pneumologia e Cirurgia Torácica divulgar nota de repúdio na qual considerava o fechamento da policlínica “uma atitude arrogante e soberba” do governo.
As medidas de cortes anunciadas pelo governo do Estado na última sexta-feira 20/5 nas áreas da Saúde e Cultura.
Há possibilidade que novos ajustes na Saúde ocorram para suprir a necessidade da pasta.
Mudanças
– SPA (Serviço de Pronto Atendimento), que devem passar a funcionar somente até às 22h, a partir de junho, deixando de ter o serviço 24h.
Sobre o aumento expressivo da demanda nos hospitais 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo, o secretario afirmou que vai haver reforço de profissionais nas equipes médicas nestas unidades de Saúde.
Secretário estadual de Saúde (Susam), Pedro Elias de Souza