Publicado
3 anos atrásno
Por iniciativa do Governo do Amazonas, mutuários inadimplentes dos conjuntos habitacionais da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) tem a oportunidade de renegociar parcelas em atraso com descontos que variam de 40 a 80% em cima de juros e multas de acordo com a Lei e Recuperação de Créditos, que está em vigor desde junho de 2021.
Segundo a Suhab, desde que a Lei foi sancionada pelo governador Wilson Lima, o órgão contabiliza mais de 460 acordos pagos a vista de prestações em atraso, 225 acordos financeiros parcelados, 14 quitações de imóveis que estavam com contratos inadimplentes e 580 mutuários solicitaram simulações dos débitos para acordos futuros.
O diretor-presidente da Suhab, João Coelho Braga, explica que os mutuários podem agendar seus atendimentos e pedir simulações de parcelamentos das dívidas e adequar esses pagamentos de acordo com suas realidades financeiras.
“Nossos servidores estão disponíveis para atender os mutuários com condições especiais, são alternativas financeiras viáveis para que o pai ou a mãe de família possa regularizar sua situação e até quitar o seu imóvel junto à Suhab”, afirmou João Coelho Braga.
Ainda segundo ele, a Lei é válida para todos os conjuntos habitacionais do órgão, incluindo os que estão localizados em municípios do interior onde a Suhab possui conjunto habitacional, entre eles: Itacoatiara, Parintins, Humaitá, Maués, Manicoré e Coari.
Sonho realizado – A professora Marily Machado da Silva foi uma dessas pessoas que usou o benefício da Lei para quitar seu imóvel. Eram 26 prestações que estavam em atraso por questões pessoais.“Tirei um peso das costas, consegui quitar a minha casa. A lei possibilitou um desconto muito bom para os débitos em atraso e também na antecipação das 21 parcelas que ainda iam vencer, estou muito feliz”, afirmou a professora.
A Lei possibilita descontos de 80% nos juros contratuais para pagamento à vista. Em até 12 parcelas mensais, a redução será de 70%. De 13 a 24 parcelas mensais, o desconto aplicado será de 60%. De 25 a 36 parcelas mensais, o desconto ficará em 40%.
O atendimento funciona via agendamento, na sede da Suhab, no bairro Aleixo, no PAC do Shopping Sumaúma (Cidade Nova) e nos municípios (Parintins, Itacoatiara e Humaitá) que possuem representação do órgão.
Para maiores informações sobre a Lei 5.455/21, acesse: http://www.suhab.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/05/DIARIO-DA-LEI-5455.pdf
Agendamento – O atendimento presencial acontece por meio de agendamento. A Suhab está disponibilizando cinco linhas telefônicas fixas, no horário de 8h às 14h. Contatos: (92) 3647-1002, (92) 3647-1003, (92) 3647-1029, (92) 3647-1039 e (92) 3647-1044.
Para serem efetuadas as negociações, os mutuários vão poder agendar via telefone seus atendimentos, em Manaus, na sede do órgão localizada na Avenida Ephigênio Salles, 1570 – Aleixo e no Pronto Atendimento Cidadão (PACs) Shopping Sumaúma (avenida Noel Nutels, 1.762, Cidade Nova), no horário de 8h às 14h.
Mais informações podem ser obtidas também nas gerências de Arrecadação, Cobrança, FCVS e Seguro na sede do órgão, e também pelos e-mails: ger.arrecadacao@suhab.am.gov.br, ger.contratos@suhab.am.gov.br,ger.cobranca@suhab.am.gov.br.
Os dias e horários de atendimento são de segunda a sexta, das 8h às 14h.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Governo do Amazonas anuncia construção de 160 novas unidades habitacionais na zona sul de Manaus
Governador Wilson Lima entrega 70 toneladas de alimentos para instituições sociais em 2024
Wilson Lima autoriza pagamento de abono do Fundeb de até R$ 13,5 mil para 32 mil servidores da Educação
Amazonas realiza mais de 770 neurocirurgias no HPS Dr. João Lúcio em 2024
Wilson Lima destaca ajuda humanitária a mais de 130 Comunidades Indígenas em encontro com ministra Sônia Guajajara
Magia do Natal: Multidão lota Largo de São Sebastião na abertura da temporada natalina