Publicado
5 anos atrásno
Começou no dia 23, a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Instituto Mamirauá. O evento, organizado nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) nacionalmente, tem como objetivo popularizar a ciência e tem milhares de atividades por todo o País.
No Instituto Mamirauá, estudantes do município de Tefé, no estado do Amazonas, tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da instituição, que realiza pesquisa científica em fauna, flora e manejo de recursos naturais na região do Médio Solimões, na Amazônia Central. As atividades seguem até sexta-feira, 25.
Crianças e jovens dos níveis fundamental e médio de 14 escolas tiveram contato com as mais diferentes linhas de atuação do Instituto Mamirauá.
As palestras, exposições e distribuições de materiais foram organizadas com o objetivo demonstrar a importância da ciência na conservação de espécies de animais e plantas do bioma amazônico e também abordaram temas como consumo consciente e história.
Entre as atividades, o Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos organizou um teatro sobre a importância da conservação das cinco espécies de mamíferos aquáticos da Amazônia, uma sessão de retratos com os ‘mascotes’ do grupo e distribuiu máscaras de ariranha e peixe-boi-amazônico.
No mesmo prédio, a equipe do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias (GPIDATS) fez uma exposição interativa com maquetes e jogos para explanações sobre tratamento de água e saneamento básico e os pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Peixes realizaram exposições de aquários e peixes, onde também montaram a ‘Barraca dos Peixes’, um jogo onde os participantes precisam acertar questões relacionados às diversas espécies de peixes amazônicos.
Já no prédio das ‘Coleções Biológicas e Pesquisas Terrestres’, espécimes do acervo biológico do Instituto Mamirauá foram expostos e pesquisadores dos grupos de pesquisa em Ecologia de Vertebrados Terrestres, Felinos, Primatas ficaram à disposição dos estudantes para explicações de informações biológicas e de curiosidades de espécies como a onça-pintada, jacarés, macacos e insetos do bioma amazônico.
“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é bem importante para podermos divulgar nossas pesquisas para a população tefeense e abrir as portas da instituição para que nos conheçam. Abranger escolas municipais estaduais e também da área rural e para gente é um motivo de alegria”, afirma o coordenador de pesquisa do Instituto Mamirauá, Alexandre Hercos.
O primeiro dia da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no Instituto Mamirauá contou com cerca de 800 visitantes, entre moradores do município alunos e professores das escolas visitantes.
O evento conta com o apoio local do Instituto Federal do Estado do Amazonas (IFAM) e da Prefeitura Municipal de Tefé.
Texto: Júlia de Freitas
Sou criador de conteúdo para a internet, formado em Biotecnologia e Pós-graduado em Marketing Publicidade e Propaganda. Um amante da fotografia e aspirante de YouTuber. Me siga nas redes sociais: @tahan_almeida .
IBAMA flagra rio de sangue após frigorífico despejar sangue de boi em igarapé!
Quer aprender a manejar jacarés na Amazônia? Inscrições abertas para curso único do Instituto Mamirauá!
Com apoio do Tribunal de Contas do Amazonas, Seminário discute gestão de resíduos sólidos e saneamento básico!
Inpe aponta queda de desmatamento no Amazonas em 46,9%
Pirarucu “macetão” surpreende pescadores ao ser capturadoo em São Paulo
DPE-AM inicia agendamentos para mutirão de reconhecimento de paternidade e maternidade em Manaus