Somente nos nove primeiros dias de janeiro Manaus registrou um total de 1.524 novas internações por Covid-19. O número já supera o total de hospitalizações registradas durante todo o mês de dezembro de 2020, quando 1.371 pessoas foram internadas com a doença.
Segunda onda de covid-19 em Manaus
É perceptível que a capital amazonense passa pela segunda onda da Covid-19, com aumento de casos, superlotação de hospitais e cemitérios.
Até o sábado (9), mais de 212 mil pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus em todo o Amazonas, e mais de 5,6 mil já morreram com a doença.
No sábado (9), o Estado voltou a bater o recorde diário de internações em um único dia: foram 235 novas hospitalizações, número mais alto registrado no estado desde o início da pandemia, mesmo com o colapso na rede de saúde, vivido entre abril e maio de 2020. Desse total, 228 novas internações aconteceram só em Manaus.
No Amazonas, o número de internações também vem crescendo, conforme mostraram os dados da Fundação de Vigilância em Saúde -FVS. Só nos 9 primeiros dias de janeiro, o Estado registrou 1.580 internações por Covid-19. O número se aproxima do total de internações feitas em dezembro, que foi de 1.589.
Desde as últimas semanas de dezembro, o Estado vem registrando aumento no número de casos, internações e mortes por covid-19. Diante do avanço da Covid-19 no Amazonas, o Estado entrou na fase roxa na pandemia, que segundo a FVS, é considerada a fase com maior estágio de transmissão da doença.