O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto, anunciou neste sábado (16) que destinará R$ 1 milhão em emendas parlamentares para ações que ajudem a alavancar o turismo em Novo Airão (a 190 KM de Manaus). Josué esteve no município participando do 22º Eco Festival do Peixe-Boi.
“Novo Airão tem um grande potencial turístico, principalmente para quem busca conhecer a Amazônia. Mas a cidade precisa investimentos em infraestrutura, hotelaria, restaurantes, melhorias que ajudem a alavancar ainda mais esse setor por isso me comprometi em destinar emendas para o município”, afirmou.
As emendas, segundo Josué, também serão destinadas a cursos de qualificação dos profissionais do setor – que irá contribuir para a melhoria da qualidade na prestação de serviços ofertados aos turistas durante os eventos na cidade.
Foto: Divulgação
Segundo ele, investimentos em infraestrutura que facilitem o acesso dos turistas aos principais destinos de Novo Airão aliados a estratégias de ecoturismo – que conscientizam sobre a importância da preservação à natureza – podem transformar Novo Airão em um dos melhores destinos turísticos do Brasil.
Foto: Divulgação
Estrada
Durante a festa, o prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, agradeceu o apoio que Josué Neto tem dado a Novo Airão, principalmente por atuar junto ao Governo do Estado e à Seinfra pela recuperação da estrada para o festival.
O Eco Festival
Visitantes da capital amazonense e de diversas partes do país estiveram no município para assistir a disputa cultural entre as agremiações do Peixe-Boi Anavilhanas e do Peixe-Boi Jaú no EcoFestival do Peixe-Boi, o maior evento ecológico do Amazonas.
As nomenclaturas das agremiações foram inspiradas nas reservas ecológicas localizadas no município: Parque Nacional de Anavilhanas e Parque Nacional do Jaú.
Novo Airão
Novo Airão é um dos poucos municípios do mundo a possuir dois Parques Nacionais: Anavilhanas, que é um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo com mais de 400 ilhas e o Parque do Jaú, a maior área de conservação dentro de um único país. O município também se destaca pelo artesanato e pelas áreas onde é possível o contato direto com botos-cor-de-rosa.
Foto: Divulgação