Brasil
Jovem de 17 anos morre de pneumonia após ser diagnosticada com ansiedade em UPA
A morte de Brenda Cristina Rodrigues, de 17 anos, ocorrida no dia 19 de janeiro, está sendo investigada pela Polícia Civil do Paraná. A adolescente morreu em decorrência de pneumonia bacteriana, após ter sido atendida três vezes em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em União da Vitória, no sul do estado, onde recebeu diagnóstico de ansiedade.

Jovem de 17 anos morre de pneumonia após ser diagnosticada com ansiedade em UPA do Paraná – Foto: Reprodução/ Redes sociais
De acordo com a família, Brenda procurou a UPA nos dias 16, 17 e na madrugada do dia 18 de janeiro, relatando sintomas como falta de ar e dor no peito. Em todas as ocasiões, ela foi liberada após o atendimento.
Diante da persistência do quadro, os familiares decidiram levá-la a um hospital particular, onde foi diagnosticada com pneumonia, internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e morreu no dia seguinte.
A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar se houve negligência médica, omissão de socorro ou homicídio culposo nos atendimentos realizados na UPA. Os profissionais envolvidos não tiveram os nomes divulgados.
Segundo o advogado da família, Mateus Daldin, a morte não teria sido uma fatalidade inevitável. “Foi consequência de uma sequência de erros que culminaram na morte”, afirmou.
O delegado Douglas Possebon informou que a investigação irá ouvir todos os profissionais que atenderam a jovem, analisar os prontuários médicos e solicitar exame de necropsia.
A UPA de União da Vitória é administrada pelo Instituto Humaniza, que informou ter afastado as médicas envolvidas e afirmou que está colaborando com as investigações. A Prefeitura de União da Vitória anunciou a abertura de um processo administrativo.
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) acompanha o caso e deve instaurar sindicância. Caso seja constatada violação ao código de ética médica, as punições podem incluir a cassação do registro profissional.








