Divulgada as notas do Festival Folclórico de Parintins 2023. Jurado a Jurado, Item a Item, Nota a Nota. Dentre todas, a que mais foi punida sem dúvidas foi a Valentina Cid, a Sinhazinha do Boi Caprichoso na segunda noite. Durante a segunda noite o Caprichoso exaltou a luta indígena e quilombola e trouxe a Sinhazinha vestida de Oxum.
Acontece que para o Jurado Marco Aurélio foi um erro irreparável a ponto dele lhe tirar 0,5 pontos, pois ao seu entendimento, trata-se de uma “apropriação cultural”.
Isso acontece porque no contexto do Boi Bumbá, a Sinhazinha é a filha do dono da fazenda, portanto, uma colonizadora que possuia escravos, e trazê-la como uma entidade dos povos escravizados e depois transformá-la novamente em Sinhá, enquanto as pessoas continuavam escravizadas, foi para ele chocante.
Logo, a nota dela, não foi nem pela evolução dela, mas por esse ponto histórico. Confira abaixo a explicação dele.
Valentina Cid a Sinhazinha do Caprichoso de Oxum / Foto : Divulgação
Justificativa da nota do Marco Aurélio, jurado do Festival de Parintins 2023
” Entrada linda mas teve algo que aconteceu que fiquei tenso. Super simpática e com movimentos bem finalizados. Entretanto preciso pontuar para maior cuidado.
A relação de personagem sinhazinha com Oxum causou grande estranhamento, apesar de visualmente lindo. O estranhamento se deu por não apresentar nenhuma aproximação com a cultura local do quadro. Deu a impressão negativa de apropriação cultural. Explico: Ao pisar no chão, isto é reforçado, deixa de lado o figurino e troca para traje de sinhá reforçando o lugar da personagem, entretanto o corpo de baile se manteve no papel novamente de pessoas escravizadas ou de religiões afrodiaspóricas. Foi chocante.”
Confira!
Jurado puniu Sinhazinha do Caprichoso com a pior nota do Festival alegando Apropriação Cultural. Veja justificativa