Justiça suspende liminar que autorizava Hope Bay Park de funcionar e parque será fechado novamente - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, terça, 05 de novembro de 2024

Manaus

Justiça suspende liminar que autorizava Hope Bay Park de funcionar e parque será fechado novamente

Publicado

no

O Parque Aquático Hope Bay Parque , localizado no Tarumã teve sua liminar de funcionamento suspensa e será novamente fechado. A decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) foi publicado na manhã desta segunda (09/03). O parque está localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã-Ponta Negra. A decisão inicial e o recurso são do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

A briga entre orgãos de fiscalização ambiental e empreendimento iniciou e fevereiro, quando o parque foi embargado e multado no valor de R$ 101,5 mil. Os responsáveis, porém, recorreram ao poder judiciário, após serem notificados da suspensão, conseguindo a liminar que permitiu o retorno de suas atividades.

O Ipaam, por meio da Diretoria Jurídica (DJ), recorreu dessa vez ao TJAM para suspender a liminar e voltar a fechar o Parque Aquático que atrai centenas de família no final de semana para se divertirem. A justiça entendeu o pedido dos Orgãos Ambientais e concedeu o efeito suspensivo da liminar de primeiro grau, evitando dano ambiental em maiores proporções.

De acordo com a denuncia feita, o Parque foi responsável pelo desmate de 88 mil metros quadrados de área nativa, sendo supressão de vegetação nativa de 33 mil metros quadrados e a área onde o parque está situado é de aproximadamente 55 mil metros quadrados. Somados, o total de área desmatada é de, aproximadamente, 88 mil metros quadrados. A informação está no relatório da Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) do Ipaam.

Em conjunto com as ações de embargo e multa, o Ipaam notificou a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) e o Ministério Público do Estado (MPE). Os órgãos concluirão investigação e apuração de possíveis responsabilizações criminais dos proprietários do parque.

O local estava em construção desde 2013, e de acordo com os dados da Diretoria Jurídica do Ipaam, desde então o empreendimento já vinha desmatando irregularmente parte do terreno.

Diante da decisão do TJAM, o parque aquático permanece embargado pelo Ipaam, impossibilitado de prosseguir funcionando até que a justiça autorize.

CLIQUE AQUI PARA VER DETALHES DA DECISÃO DO TJAM

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp
Parque Aquático do Tarumã estava funcionando sob liminar, que foi derrubada pelo Tribunal de Justiça

Parque Aquático do Tarumã estava funcionando sob liminar, que foi derrubada pelo Tribunal de Justiça

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações