Publicado
3 anos atrásno
O projeto de incentivo e fomento à leitura “Nem todo herói usa capa, alguns leem livros”, realizado para pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), é destaque em artigo científico na “Revista ACB”, da Associação Catarinense de Bibliotecários, de Santa Catarina. A publicação ocorreu no dia 21 deste mês de julho e pode ser visualizada no link https://www.revista.acbsc.org.br/racb/article/download/1774/pdf.
Por meio de um relato de experiência, o projeto de biblioterapia e humanização descreveu as atividades realizadas na FCecon entre agosto de 2019 e início de 2020. Desde o início da pandemia de Covid-19, a iniciativa precisou ser suspensa.
Leitura e humanização – O “Nem todo herói usa capa, alguns leem livros” foi idealizado pela Biblioteca do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) – Campus Manaus Zona Leste, sob a coordenação do bibliotecário Diego Leonardo de Souza, em parceria com a Biblioteca da Fundação Cecon. A iniciativa foi a primeira realizada em um hospital oncológico de Manaus.
“A leitura gera um sentimento de prazer e tranquilidade. Pesquisas já comprovaram essa relação do bem-estar e da qualidade de vida com a prática da leitura. O projeto visa justamente isso: fomentar a prática da leitura por meio de atividades terapêuticas, que é a biblioterapia”, explica Diego Leonardo de Souza.
Voluntariado – A equipe, que segue sem poder realizar atividades na FCecon em função dos protocolos de prevenção e combate à Covid-19, é formada por voluntários profissionais e alunos de áreas como Enfermagem, Biblioteconomia, Medicina, Pedagogia, dentre outras. Chegou a contar com 75 voluntários.
“Foi uma experiência única e bastante exitosa naquilo que foi proposto. Tivemos a oportunidade de coletar relatos e observar como o projeto conseguiu impactar a vida profissional e acadêmica de voluntários e a vida dos pacientes e familiares internados na FCecon”, diz o bibliotecário.
A equipe visitava, semanalmente, pacientes internados na FCecon, lendo livros infantis amazonenses e brasileiros, gibis e histórias em quadrinhos. Os voluntários foram treinados quanto à biossegurança e higiene no ambiente hospitalar e realizavam a interação indireta, sem contato físico com os pacientes. Os livros eram higienizados antes do uso.
Expectativa – A expectativa do coordenador do projeto é que a publicação do artigo científico incentive outros profissionais a realizarem projetos dessa natureza. Na FCecon, a equipe planeja retomar as atividades com segurança.
“Estamos trabalhando para retomar as atividades ainda em 2021. Montamos um planejamento para seguir todas as medidas de biosseguranca e estamos aguardando os voluntários tomarem a 2ª dose da vacina contra a Covid-19. É um passo fundamental para a retomada das atividades do projeto”, destaca Souza.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Em Brasília, Tadeu de Souza pede reforço federal para combater crime na fronteira do Amazonas
Wilson Lima decreta ponto facultativo no Estado em 25 e 28 de outubro; serviços essenciais continuam
Governo do Amazonas investe R$ 760 milhões na Educação em Manaus entre 2019 e 2024
Governo do Amazonas instala usinas de oxigênio em 10 municípios e envia 451 cilindros para o interior
Governo do Amazonas investe R$ 2,4 milhões em abastecimento de água para comunidades rurais de Itacoatiara
Governo do Amazonas retoma buscas e assistência às vítimas do acidente no Porto de Manacapuru